A
proposta de formação continuada de professores na área do xadrez
escolar e de consequentemente do ensino sistemático do xadrez compete
com a escola o propósito de desenvolvimento
do pensamento, ensino de valores, facilitando assim hábitos virtuosos
de caráter. Associa-se também com aspectos importantes do pensamento
científico como a capacidade de observar, organização de dados, técnicas
e métodos para a tomada de decisões. Partindo do princípio de que o
jogo de xadrez estimula o desenvolvimento de habilidades e processos do
pensamento como atenção, inteligência, criatividade, de que a educação
deve promover o acesso efetivo às oportunidades, rompendo com a visão
tradicional que fragmenta os saberes, é que apresentamos o xadrez como
uma ferramenta altamente benéfica para o desenvolvimento do aluno no que
diz respeito ao aumento das atividades intelectuais, treinamento da
mente, concentração, raciocínio lógico, analítico, expressão verbal,
numérica, auto-análise, síntese, memória, intuição, capacidade de tomar
decisões, analisar e resolver problemas, as conclusões e soluções,
aprender a planejar, autonomia e controle da impulsividade, são
competências e habilidades que favorecem a atuação escolar daqueles que
exercitam o xadrez. É a proposta do presente projeto dar formação
inicial e continuada aos professores da rede pública estadual de ensino
para que se tornem multiplicadores da modalidade nas suas escolas,
empregando o material distribuído gratuitamente pelo programa Mais
Educação como kits com tabuleiros, jogos de peças, murais didáticos,
livros e apostilas com regras básicas, bem como o uso dos laboratórios
de Informática para a modalidade online. Contudo, apostamos no xadrez
escolar como uma ferramenta pedagógica inter, multi, pluridisciplinar.
Fonte Blog de xadrez
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