Esporte: Projetos de formação dos alunos
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer as modalidades esportivas do ciclismo.
- Identificar as relações entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana.
- Conhecer o Código de Trânsito e as leis referentes os ciclistas.
- Identificar as relações entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana.
- Conhecer o Código de Trânsito e as leis referentes os ciclistas.
Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
"A
bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo
esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais, ou também, um
velocípede de duas rodas iguais e de pequeno diâmetro". Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicicleta acesso em: 02/09/2012.
O
objetivo dessa aula é explorar e discutir sobre as diversas formas que
esse veículo pode contribuir para o esporte, meio ambiente e para a
mobilidade urbana. Dessa forma pretendemos abordar o tema de uma forma
que contemple tanto a parte técnica, voltada a sua aplicação no esporte,
como também dialogar sobre a questão social do ciclismo,
contextualizando a bicicleta em suas diversas aplicações e
especificidades.
Para isso a sugestão é dividir a aula em quatro momentos:
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1º Momento:
introduzir o conteúdo abordando o uso da bicicleta no campo esportivo,
conhecendo suas modalidades individuais e por equipes e seus locais de
competição. 2º Momento: analisar o uso da bicicleta como meio de lazer e de sustentabilidade, por meio da leitura e interpretação do artigo "A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana". 3º Momento: conhecer as relações entre o Código de Trânsito com as bicicletas e os ciclistas. 4º Momento: para finalizar a aula propor aos alunos a elaboração de um Mapa Conceitual com o objetivo de sintetizar e organizar o conhecimento adquirido pelos alunos no decorrer das atividades propostas. |
Fig.13 - A Evolução Formal a Bicicleta: da
Draisiana de madeira à Estrutura Formal do quadro duplo tradicional: 1 -
1818, Draisiana (Karl von Drais); 2 - 1830, Velocípede (Thomas McCall);
3 - 1860, Bicicleta com pedal (Pirre Michaux); 4 - 1870, Roda Grande
(James Starley); 5 - 1885, Bicicleta Segura (John Kemp Starley); 6 -
1960, Bicicleta de Corrida; 7 - 1970, Mountain Bike. Imagem disponível em: http://saberdesign.com.br/content/dhist%C3%B3ria-1-bicicleta acesso em: 07/09/2012. |
Atividade 1 - Elaboração do Portfólio
Todas as atividades de pesquisa e debates devem ser registradas no portfólio. O portfólio permite aos alunos recolher informações, selecionar, refletir, direcionar para novos desafios e partilhar as conclusões e os resultados. Segue abaixo orientações para auxiliar na construção individual de um portfólio:
Elaborando um Portfólio | |
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O Portfólio, em sua construção, requer um título e uma
apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que
encontrará, com relação ao processo. As linguagens e os materiais
utilizados no Portfólio são livres, desde que coerentes com o seu
conteúdo. O Portfólio pode ser elaborado e apresentado por meio de
vários suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados,
Cd-rom, disquetes, fita de vídeo, em forma de revistas, jornais, sites,
criações artísticas, dentre outros.
Veja mais: GUMAN, Antonio Barioni; REZENDE, Eliane Mendonça
Marquez de; LOYOLA, Maria Emilia Silva; ABREU, Nelson de. PORTFÓLIO:
conceito e construção.
Disponível em:
http://www.uniube.br/biblioteca/novo/udi/rondon/arquivos/portfolio_biblioteca_uniube.pdf acesso em 02/04/2012.
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Fonte da imagem: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html (acesso em 09/04/2012). |
Atividade 2 - Explorando as Modalidades do Ciclismo
De acordo com Tubino (2007) o ciclismo é um esporte por equipe ou individual onde o sujeito utiliza a bicicleta para disputar corridas em estradas, pistas cobertas ou não, terrenos acidentados com aclives e declives dentre outros, permitindo também a prática do esporte-lazer.
Nesse esporte, tanto nas Olimpíadas como nos Jogos Pan-Americanos, é dividido em quatro modalidades. Para explorar essas modalidades, individuais e por equipes, do ciclismo a sugestão é dividir a turma em quatro equipes, onde cada uma fica responsável pela pesquisa, levantamento de dados sobre a modalidade pertinente a sua equipe.
BMX | Estrada | Mountain Bike | Pista |
Sugestão de Recursos para Pesquisa:
Infográfico - Jogos Olímpicos | Infográfico - Jogos Pan-Americanos |
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Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/multimidia/infografia/olimpiadas2012/esportes/ciclismo/index.html acesso em: 07/09/2012. | Disponível em: http://e.i.uol.com.br/pan/2007/modalidades/infograficos/ciclismo.swf acesso em: 07/09/2012. |
Sugestão de Sites para Pesquisa:
- CBC - Confederação Brasileira de Ciclismo. Disponível em:
http://www.cbc.esp.br/default/index.php acesso em: 07/09/2012.
- Brasil Olímpico - Ciclismo. Disponível em:
http://www.brasilolimpico.com.br/ciclismo acesso em: 07/09/2012.
- Sua Pesquisa. Disponível em:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/ciclismo.htm acesso em: 07/09/2012.
- Brasil Escola - O Ciclismo e suas modalidades. Disponível em:
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/ciclismo.htm acesso em: 07/09/2012.
Conclusão da atividade: após a visualização e análise
dos recursos apresentados nos dois infográficos e nas pesquisas nos
sites sugeridos, solicitar aos alunos o registro de suas considerações
de forma individual dessa atividade no portfólio. Esses dados serão
utilizados posteriormente pelo grupo para auxiliar na elaboração de um
Mapa Conceitual.
A bicicleta e sua relação com o esporte foi o foco da atividade anterior, agora essa mesma bicicleta esta presente nessa atividade, mas com uma abordagem no campo da sociedade. Dois grandes problemas sociais da atualidade são a crise de mobilidade urbana e a crise ambiental, mas de que maneira a bicicleta insere-se nesse contexto?
- Qual a relação da bicicleta com as questões ambientais?
- Qual o papel da bicicleta na mobilidade urbana?
Para respondermos essas questões a sugestão é continuarmos com os quatros grupos formados na atividade “Explorando as Modalidades do Ciclismo”. Cada grupo fica responsável pela leitura e análise de um tema presente no artigo “A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana”. O objetivo dessa atividade é a construção do aluno “leitor” também nas aulas de Educação Física.- Sugestão de temas:
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- Artigo para leitura e análise:
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A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana
Resumo:
Este estudo pretende realizar uma reflexão sobre o ciclismo como
opção de esporte, lazer e transporte urbano, focando sua relação com a
crise ambiental e o discurso do desenvolvimento sustentável, bem como as
questões relativas à crise de mobilidade urbana nas grandes cidades.
Busca refletir sobre a inserção da bicicleta nesse cenário como opção de
transporte ecologicamente correta, sustentável, contribuindo assim para
a preservação do meio ambiente, para um acesso democrático ao espaço
urbano e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Unitermos: Ciclismo. Meio ambiente. Urbanismo.
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SANTOS, U.V.; SILVA, E.R.; FERREIRA, N.T.; COSTA, V.L.M. A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 150, Novembro de 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd150/ciclismo-meio-ambiente-e-mobilidade-urbana.htm>. Acesso em: 02 set. 2012. |
Atividade 4 - Por dentro das Leis de Trânsito
Ao longo dessa aula o aluno vai conhecendo os vários cenários em que a bicicleta esta inserida. Nessa atividade o local a ser explorado é o cenário urbano. Discutir sobre a relação entre o ciclista e o motorista, pois ambos transitam pelo mesmo local, as ruas das cidades.
- O que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre a segurança no trânsito em relação ao ciclista?
- Como deveria ser uma cidade que compreende a função social da bicicleta em relação à mobilidade urbana?
Para responder essas questões solicitar que permaneçam nas equipes já constituídas para que juntos analisem os recursos abaixo:
Guia do Ciclista
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Uma cidade amiga da bicicleta | HQ Com o trânsito não se brinca |
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Disponível em: http://www.homenett.com.br/detran/guiacicl.html acesso em: 07/09/2012. | Disponível em: http://epoca.globo.com/infograficos/512_bikes.html acesso em: 07/09/2012. |
- Escola de Bicicleta - Segurança no trânsito. Disponível em: http://www.escoladebicicleta.com.br/dicas.html acesso em: 07/09/2012.
- Gazeta do Povo - Artigo: Lei da Mobilidade Urbana e a Bicicleta. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1214744&tit=artigo:-lei-da-mobilidade-urbana-e-a-bicicleta acesso em: 07/09/2012.
- Clube dos Amigos da Bike - A Bicicleta e o Código Nacional de Trânsito. Disponível em : http://www.cab.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=391&Itemid=2 acesso em: 07/09/2012.
Conclusão da atividade: após a visualização, leitura e análise do Guia do Ciclista, do infográfico Uma cidade amiga da bicicleta, da História em Quadrinhos Com o trânsito não se brinca e dos sites sugeridos, solicitar aos alunos o registro de suas considerações de forma individual dessa atividade no portfólio. Esses dados serão utilizados posteriormente pelo grupo para auxiliar na elaboração de um Mapa Conceitual.
Atividade 5 - Aplicação à realidade - Mapas Conceituais
Para finalizarmos essa aula a sugestão é solicitar aos alunos a elaboração de um Mapa Conceitual por equipe. No decorrer de todas as atividades cada grupo ficou responsável pela pesquisa, análise, leitura, visualização, entre outros diversos recursos. Chega o momento de sintetizar tudo que estudaram, para isso podem recorrer aos portfólios individuais para auxiliar na construção coletiva de seu grupo.
Desenvolvimento da atividade: cada grupo deve elaborar um mapa conceitual abordando todos os temas que seu incumbido ao seu grupo nas atividades anteriores.
Obs.: a palavra "bicicleta" deve ser o ponto de partida comum a todos
os grupos, a partir dela, cada grupo a relaciona com seus temas
pertinentes.
Mapa Conceitual | |
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Explique que os mapas conceituais são representações gráficas
semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados
por palavras.
Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais
abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a
ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos.
Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool (
cmap.ihmc.us/download/) (acessado em 21/11/2010).
Tutorial para trabalhar com mapas conceituais está disponível em:
http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm acesso em 07/09/2012.
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Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
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HQ Com o trânsito não se brinca | Imagem |
Recursos Complementares
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Atividades práticas: - Promover passeios ciclísticos, pode-se estar fazendo em conjunto com outras disciplinas, ou até mesmo em conjunto com a comunidade, fazendo assim um passeio ciclístico pelos arredores da escola, podendo estar desenvolvendo juntamente com este passeio alguma campanha, como por exemplo, a conscientização da importância da bicicleta para o aquecimento global. - É possível estar promovendo uma saída de campo, a um velódromo ou pista de outra modalidade de ciclismo, para que os alunos vivencie como é andar de bicicleta nestes espaços. - O professor pode estar montando na escola algum circuito que lembre determinada prova de ciclismo. |
Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-ciclismo-na-escola/74063/#ixzz25WnnR0nk acesso em: 07/09/2012. |
Avaliação
- A avaliação deve se caracterizar como um processo
contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96,
em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte:
Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)
- Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.
- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua interação
durante a construção, apresentação e discussão das atividades
solicitadas.
- Apresentação dos trabalhos, o desenvolvimento de cada grupo, a organização, a forma de apresentação individual e coletiva.
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