segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SOCIOLOGIA: RELATIVISMO CULTURAL

Uma pitada de “relativismo cultural”: uma breve definição

Por Cristiano Bodart


Mulher-girafa da Birmânia.
Argolas são símbolo de
beleza para esse grupo.

É muito comum ouvirmos a expressão “temos que relativizar”. Mas a final, o que é Relativizar? Grosso modo, é a compreensão de que não existindo normas e valores absolutos não devo avaliar a partir de meus valores e normas, como se eles fossem um padrão a ser copiado.

No campo sociológico utiliza-se com frequência o termo “relativismo cultural”. A lógica é a mesma da expressão anterior, porém envolvendo a observação da cultura do outro. Relativismo cultural é a atitude de olhar uma cultura ou um elemento cultural de forma a compreender que os indivíduos são condicionados a terem um modo de vida específico e particular de acordo com
o processo de endoculturação. Seus sistemas de valores são próprios de sua cultura.

Lakatos e Marconi apresentam duas sentenças que nos possibilita maior esclarecimento:


É justamente ao fato de que é comum a formulação de juízos em relação a cultura do outro que a Sociologia e a Antropologia aponta a necessidade de nos afastarmos de tais julgamentos, evitando classificar a cultura do outro como inferior, feia, atrasada ou algo nessa direção. O relativismo cultural é importante para que as culturas não sejam estratificadas em camadas hierárquicas.

Os usos e costumes de cada povo só tem sentido a partir do próprio povo e não é possível compreende-los a partir de nosso lugar. Para compreendê-los, ainda que em parte, o sociólogo ou o antropólogo deve buscar se colocar no lugar do outro. Certamente esse “se colocar no lugar do outro” nunca ocorrerá de forma plena ou próximo a isso, haja visto que ele levará consigo toda a sua bagagem cultural, seja como membro de seu grupo cultural, seja como pesquisar “indiferente”.

ReferênciaLAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7ª ed.  Atlas: Sã Paulo, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário