quinta-feira, 4 de abril de 2013

BIANCO EM FOCO: PLANEJAMENTO CURRICULAR

planejamento curricular & plano de estudo
Talízina (1984) propõe que o planejamento curricular  deve considerar duas premissas fundamentais: as exigências da teoria geral da direção e as regularidades do processo de assimilação dos conhecimentos durante a atividade de ensino-aprendizagem.
Essas exigências levaram à elaboração de três modelos de organização do processo docente:
-              modelo dos objetivos do ensino – para que ensinar
-              modelo dos conteúdos do ensino – que ensinar
-              modelo do processo de assimilação – como ensinar.
O modelo dos objetivos pode estar presente em diferente níveis como:
-              nos objetivos finais da educação superior representando o perfil       profissional do egressado;
-              nos objetivos parciais, referentes a períodos de formação ou disciplinas; e
-              nos objetivos específicos de uma aula ou atividade docente.
Na formulação dos objetivos finais ou parciais devem estar presentes os elementos:
-              habilidade ou ação, que o estudante deve realizar;
-              o conhecimento, que é o objeto sobre o qual se realiza a ação;
            -       as condições, sob as quais o estudante deve realizar a ação; e
 -       as características ou indicadores qualitativos que deve ter a habilidade a ser  
      formada.
Os objetivos determinam a seleção dos conteúdos de ensino em cada nível e, com o modelo do processo de assimilação, determinam os métodos de ensino.
A ênfase no modelo dos objetivos suscita um conjunto de necessidades que se deve satisfazer através desses objetivos como:
-              um diagnóstico de necessidades sociais (perfil profissional); e
-              o modelo ideal proposto como fim da educação.
A elaboração do perfil do profissional é o início da consecução do plano de estudo e de todo o planejamento do processo educativo.
A determinação dos objetivos finais do perfil profissional deve vincular o ensino com a vida refletindo as condições sociais históricas nas quais transcorre a atividade profissional. O modelo de objetivos formulado em termos de tarefas profissionais permite elaborar o plano de estudo de uma carreira visando formar o sistema de capacidades e valores que possibilitem a realização de uma atividade profissional com sucesso.
Segundo Talízina a elaboração do plano de estudo supõe resolver três tarefas:
-              seleção dos conteúdos;
-              estruturação dos conteúdos; e
-              determinação do tempo disponível
A seleção dos conteúdos é um momento fundamental da elaboração do plano de estudo.
Na medida em que se definem os conteúdos vinculados aos objetivos terminais se conformam os objetivos parciais que uma determinada seleção e estruturação de conteúdos deve cumprir, de acordo com a relação que tenha com os terminais, o tipo de estruturação e distribuição no tempo e as características concretas do processo docente e, incluso, as peculiaridades de estudantes e professores. Os objetivos intermediários têm um caráter docente e são definidos nesse contexto. (Coletivo de Autores, CEPES, 1994, p. 156)
Assim, propomos os seguintes passos para selecionar conteúdos :
1.           Analisar a atividade profissional que será desempenhada pelo aluno,             identificando sua relação com os objetivos terminais e parciais do curso;
2.           Considerar os critérios didáticos e psicopedagógicos da disciplina, respeitando os princípios de:
-              caráter científico: trabalhar fatos, idéias, métodos, conhecimentos básicos que os alunos necessitam dominar da disciplina para exercerem a profissão escolhida;
-              acessibilidade: compatibilizar os conteúdos com o nível de preparo e desenvolvimento mental dos alunos, com os pré-requisitos da disciplina, dosar os conteúdos de modo que possam ser assimilados pelo aluno;
-              sistematicidade: escolha dos conteúdos que tenham uma ordenação numa seqüência lógica, coerente com o desenvolvimento do curso e o tipo de atividade que será realizada pelo aluno;
-              relação entre teoria e prática: considerando a relevância social e profissional do conteúdo;
-              conexão com outros conteúdos da mesma disciplina  com os quais contribui  para a formação do homem e do profissional;
3.           Critérios sociais:  considerar as questões:
-              que tipo de homem quero formar?
-              que tipo de profissional quero formar?
-              quais são as exigências sociais e históricas dessa profissão?
-              quais são os valores que devem ser formados nesse homem, nesse cidadão e      nesse profissional?
4.           Tempo disponível: é outro critério a ser considerado na seleção de conteúdos pois não adianta escolher  um número grande de assuntos se não se dispõe de tempo suficiente para trabalhar todos eles. Assim, faz-se necessário uma triagem e escolha do que realmente é básico para a profissão e que pode ser bem trabalhado no tempo que se dispõe;
5.           A relação com as atividades acadêmica, trabalhista e de pesquisa: também deve ser considerada, pois fornece os conteúdos necessários para treinar o aluno a resolver problemas profissionais, buscar novos conhecimentos e se preparar para o auto-desenvolvimento;
6.           A lógica da profissão: conteúdos que modelam a tarefa profissional que será desempenhada pelo aluno;
7.           A lógica do instrumento ou etapas de realização da tarefa profissional: conteúdos que funcionam como meios, instrumentos e são comuns a diferentes tarefas profissionais;
8.           A lógica das ciências historicamente constituídas e sistematizadas na prática pedagógica:  conteúdos que modelam e expressam os objetivos da profissão;
9.           Critérios filosóficos e epistemológicos: histórico, desenvolvimento dos conceitos, princípios, hipótese, resultados  da ciência a que está ligada a disciplina em questão;
10.       Critérios da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade: conteúdos de outras disciplinas que podem ser trabalhados em conjunto e contribuem para a formação do homem, do cidadão e do profissional que queremos.
Para que o Modelo dos Conteúdos, que envolve os conteúdos específicos e os não específicos, possa ser aplicado com sucesso faz-se necessário preparar os professores e para isso se propõe:
-                formação de grupos de estudos entre os professores para adquirirem informações sobre o enfoque Histórico-Cultural e o Modelo dos Conteúdos;
-                realização de intercâmbios com Instituições que adotam o enfoque Histórico-Cultural a fim de adquirir subsídios que auxiliem a  adoção do modelo e troca de experiências; e
-                seleção de conteúdos com base na lógica da profissão, na lógica das etapas de realização das tarefas profissionais e na lógica das ciências historicamente constituídas.
A adoção dessas medidas culminará no preparo dos professores para selecionarem conteúdos que contribuam para formar o perfil profissional, preparar melhor os alunos para atuarem no campo profissional  e  melhorar o nível da educação formal oferecida .
 

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