planejamento curricular & plano de estudo
Talízina (1984) propõe que o
planejamento curricular deve considerar
duas premissas fundamentais: as exigências da teoria geral da direção e as
regularidades do processo de assimilação dos conhecimentos durante a atividade
de ensino-aprendizagem.
Essas exigências
levaram à elaboração de três modelos de organização do processo docente:
-
modelo dos objetivos do ensino – para que ensinar
-
modelo dos conteúdos do ensino – que ensinar
-
modelo do processo de assimilação – como ensinar.
O modelo dos
objetivos pode estar presente em diferente níveis como:
-
nos objetivos finais da educação superior representando o
perfil profissional do egressado;
-
nos objetivos parciais, referentes a períodos de formação ou
disciplinas; e
-
nos objetivos específicos de uma aula ou atividade docente.
Na formulação
dos objetivos finais ou parciais devem estar presentes os elementos:
-
habilidade ou ação, que o estudante deve realizar;
-
o conhecimento, que é o objeto sobre o qual se realiza a ação;
- as
condições, sob as quais o estudante deve realizar a ação; e
-
as características ou indicadores qualitativos que deve ter a habilidade
a ser
formada.
Os objetivos
determinam a seleção dos conteúdos de ensino em cada nível e, com o modelo do
processo de assimilação, determinam os métodos de ensino.
A ênfase no
modelo dos objetivos suscita um conjunto de necessidades que se deve satisfazer
através desses objetivos como:
-
um diagnóstico de necessidades sociais (perfil profissional);
e
-
o modelo ideal proposto como fim da educação.
A elaboração
do perfil do profissional é o início da consecução do plano de estudo e de todo
o planejamento do processo educativo.
A
determinação dos objetivos finais do perfil profissional deve vincular o ensino
com a vida refletindo as condições sociais históricas nas quais transcorre a
atividade profissional. O modelo de objetivos formulado em termos de tarefas
profissionais permite elaborar o plano de estudo de uma carreira visando formar
o sistema de capacidades e valores que possibilitem a realização de uma
atividade profissional com sucesso.
Segundo
Talízina a elaboração do plano de estudo supõe resolver três tarefas:
-
seleção dos conteúdos;
-
estruturação dos conteúdos; e
-
determinação do tempo disponível
A seleção dos
conteúdos é um momento fundamental da elaboração do plano de estudo.
Na medida em
que se definem os conteúdos vinculados aos objetivos terminais se conformam os
objetivos parciais que uma determinada seleção e estruturação de conteúdos deve
cumprir, de acordo com a relação que tenha com os terminais, o tipo de
estruturação e distribuição no tempo e as características concretas do processo
docente e, incluso, as peculiaridades de estudantes e professores. Os objetivos
intermediários têm um caráter docente e são definidos nesse contexto. (Coletivo
de Autores, CEPES, 1994, p. 156)
Assim,
propomos os seguintes passos para selecionar conteúdos :
1.
Analisar a atividade profissional que será desempenhada pelo
aluno, identificando sua
relação com os objetivos terminais e parciais do curso;
2.
Considerar os critérios didáticos e psicopedagógicos da
disciplina, respeitando os princípios de:
-
caráter científico:
trabalhar fatos, idéias, métodos, conhecimentos básicos que os alunos necessitam
dominar da disciplina para exercerem a profissão escolhida;
-
acessibilidade:
compatibilizar os conteúdos com o nível de preparo e desenvolvimento mental dos
alunos, com os pré-requisitos da disciplina, dosar os conteúdos de modo que
possam ser assimilados pelo aluno;
-
sistematicidade:
escolha dos conteúdos que tenham uma ordenação numa seqüência lógica, coerente
com o desenvolvimento do curso e o tipo de atividade que será realizada pelo
aluno;
-
relação entre teoria e
prática: considerando a relevância social e profissional do conteúdo;
-
conexão com outros
conteúdos da mesma disciplina com
os quais contribui para a formação do
homem e do profissional;
3.
Critérios sociais: considerar as questões:
-
que tipo de homem quero formar?
-
que tipo de profissional quero formar?
-
quais são as exigências sociais e históricas dessa profissão?
-
quais são os valores que devem ser formados nesse homem, nesse
cidadão e nesse profissional?
4.
Tempo disponível: é
outro critério a ser considerado na seleção de conteúdos pois não adianta
escolher um número grande de assuntos
se não se dispõe de tempo suficiente para trabalhar todos eles. Assim, faz-se
necessário uma triagem e escolha do que realmente é básico para a profissão e
que pode ser bem trabalhado no tempo que se dispõe;
5.
A relação com as
atividades acadêmica, trabalhista e de pesquisa: também deve ser
considerada, pois fornece os conteúdos necessários para treinar o aluno a
resolver problemas profissionais, buscar novos conhecimentos e se preparar para
o auto-desenvolvimento;
6.
A lógica da profissão:
conteúdos que modelam a tarefa profissional que será desempenhada pelo aluno;
7.
A lógica do instrumento
ou etapas de realização da tarefa profissional: conteúdos que funcionam
como meios, instrumentos e são comuns a diferentes tarefas profissionais;
8.
A lógica das ciências
historicamente constituídas e sistematizadas na prática pedagógica: conteúdos que modelam e expressam os
objetivos da profissão;
9.
Critérios filosóficos e
epistemológicos: histórico, desenvolvimento dos conceitos, princípios,
hipótese, resultados da ciência a que
está ligada a disciplina em questão;
10.
Critérios da
interdisciplinaridade e multidisciplinaridade: conteúdos de outras
disciplinas que podem ser trabalhados em conjunto e contribuem para a formação
do homem, do cidadão e do profissional que queremos.
Para que o Modelo dos
Conteúdos, que envolve os conteúdos específicos e os não específicos, possa ser
aplicado com sucesso faz-se necessário preparar os professores e para isso se
propõe:
-
formação de grupos de estudos entre os professores para
adquirirem informações sobre o enfoque Histórico-Cultural e o Modelo dos
Conteúdos;
-
realização de intercâmbios com Instituições que adotam o
enfoque Histórico-Cultural a fim de adquirir subsídios que auxiliem a adoção do modelo e troca de experiências; e
-
seleção de conteúdos com base na lógica da profissão, na
lógica das etapas de realização das tarefas profissionais e na lógica das
ciências historicamente constituídas.
A adoção dessas medidas
culminará no preparo dos professores para selecionarem conteúdos que contribuam
para formar o perfil profissional, preparar melhor os alunos para atuarem no
campo profissional e melhorar o nível da educação formal oferecida
.
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