QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING PARA O ALVO ?
O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda,
enfrenta medo e vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os
estudos, não se achar bom para integrar o grupo e apresentar baixo
rendimento. Uma pesquisa da Associação Brasileira Multiprofissional de
Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) revela que 41,6% das
vítimas nunca procuraram ajuda ou falaram sobre o problema, nem mesmo
com os colegas.
As vítimas chegam a concordar com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp). O discurso deles segue no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?" Aqueles que conseguem reagir podem alternar momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que não são covardes ou quando percebem que seus agressores ficaram impunes, os alvos podem escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo.
As vítimas chegam a concordar com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp). O discurso deles segue no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?" Aqueles que conseguem reagir podem alternar momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que não são covardes ou quando percebem que seus agressores ficaram impunes, os alvos podem escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo.
O QUE É PIOR: O BULLYING COM AGRESSÃO FÍSICA OU COM AGRESSÃO MORAL?
Ambas as agressões são graves e têm danos nocivos ao alvo do
bullying. Por ter consequências imediatas e facilmente visíveis, a
violência física muitas vezes é considerada mais grave do que um
xingamento ou uma fofoca. ''A dificuldade que a escola encontra é
justamente porque o professor também vê uma blusa rasgada ou um material
furtado como algo concreto. Não percebe que a uma exclusão, por
exemplo, é tão dolorida quanto ou até mais'', explica Telma Vinha,
doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação
da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os jovens também podem
repetir esse mesmo raciocínio e a escola deve permanecer alerta aos
comportamentos moralmente abusivos.
Ambas as agressões são graves e têm danos nocivos ao alvo do
bullying. Por ter consequências imediatas e facilmente visíveis, a
violência física muitas vezes é considerada mais grave do que um
xingamento ou uma fofoca. ''A dificuldade que a escola encontra é
justamente porque o professor também vê uma blusa rasgada ou um material
furtado como algo concreto. Não percebe que a uma exclusão, por
exemplo, é tão dolorida quanto ou até mais'', explica Telma Vinha,
doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação
da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os jovens também podem
repetir esse mesmo raciocínio e a escola deve permanecer alerta aos
comportamentos moralmente abusivos.
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