segunda-feira, 20 de maio de 2013

LENDA: O BOTO COR DE ROSA

A Lenda do Boto
O Boto é um animal mamífero, parecido com um golfinho, que vive nas águas dos rios. O Boto-cor-de-rosa que deu origem à lenda do Boto nas águas da Bacia Amazônica Brasileira e da bacia do rio Orinoco na Venezuela. Podem chegar a medir quase três metros na idade adulta e apresentam, ou podem apresentar, coloração rosa acinzentada (boto tucuxi) e preta.
Diz a lenda que ao anoitecer o Boto se transforma em um belo rapaz, alto e forte e sai a procura de diversão, festas e uma namorada. Vai a varias festas, dança muito, costuma beber bastante também. Antes do amanhecer ele tem que voltar para o rio, pois senão transforma-se em boto novamente.
Algumas pessoas relatam que o boto se transforma em rapaz elegante, bem vestido e que sempre usa chapéu (para esconder um orifício que possui na cabeça.
Nas festas ele geralmente seduz alguma mulher bonita, casada ou não, a convida para dançar e depois saem da festa para namorar. Antes do amanhecer ele retorna ao rio, deixando a namora que geralmente não torna a vê-lo. Pouco tempo depois a moça descobre que ficou grávida do tal moço.
Na região amazônica sempre que uma moça solteira engravida suspeita-se logo que trata de um filho do boto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário