quarta-feira, 29 de maio de 2013

MAB DIDATIZANDO: MATEMÁTICA - Espaço e Formas


 

  Atividade 1- Espaço e forma 
Para trabalhar com alunos do 2º ano. 


1) Elabore um texto que responda as questões: como seus alunos vêem o mundo? E como eles o representam?

Meus alunos ainda vêem o mundo de uma forma muito singular, pois seu universo infantil ainda é um pouco limitado e se resume ao ambiente familiar e escolar.
O caminho da escola para casa e da casa para a escola é a primeira noção de espaço e tempo que estão conhecendo, como são ainda muito pequenos e moram longe da escola, na zona rural, fazem o trajeto de ônibus.
Ainda não estão capacitados para analizar e compreender de forma clara o espaço a sua volta, nem a sua posição e movimentação neste espaço, quem dirá para codificar e traduzir as imagens que vêem e compreender as comunicações visuais que encontram no seu dia-a-dia.
Por isso busco trabalhar primeiramente com eles sobre como está organizado o espaço onde eles vivem ( seu espaço físico), para depois lá no meio do segundo semestre mais ou menos, começar a inserir em meus planos de aula trabalhos envolvendo a geometria através de atividades com desenhos, materiais concretos e sucatas de várias formas.
Também acho nescessário falar em como nós os seres humanos somos capazes de modificar o espaço onde vivemos através do nosso trabalho, e que esta transformação do espaço implica em uma organização do mesmo. Para isso ao trabalhar a noção de espaço, devo também possibilitar a construção do conceito de organização espacial então também devo trabalhar juntamente com a matemática a disciplina de estudos sociais.


Atividade 2- Espaço e forma
Para trabalhar com alunos do 2º ano.

O trabalho de construção do conceito de organização espacial pode ser apresentados através das seguintes atividades:

a) Propor aos alunos que desenhem ou falem sobre o menor espaço que ocupam na sala de aula (sua carteira).
b) Fazer questionamentos, tais como:
Em qual espaço está situada a carteira? E a sala de aula? E a escola?
c) Propor, então, aos alunos que registrem seu espaço de vivência, partindo do seu próprio corpo, até chegar ao nível mais amplo do qual têm conhecimento. Devem também desenhar esses espaços ( corpo, quarto, casa, rua, bairro, município, estado, país, ...). A seguir, pedir aos alunos que recortem dez quadrados de papel, de cores e tamanhos diferentes. Cada quadrado irá representar um dos espaços citados anteriormente.
  Questinar os alunos sobre o fato de seu próprio corpo ser um espaço definido. Assim um dos quadrados, o menor de todos, será ele próprio. Seguir questionando se esses espaços estão um do lado do outro, ou representam partes do espaço maior.
Pedir à eles que organizem esses diferentes espaços, (colando-os uns nos outros) montando desta forma uma legenda ( que pode ser feita a partir de cores dos papéis utilizados, e através de numeração) como no exemplo da figura a seguir.


 


Legenda: 1- corpo; 2- quarto; 3- casa; 4- rua; 5- bairro; 6- município; 7- estado; 8- país,...




 Atividade 3 - Espaço e forma
Para trabalhar com alunos de 2º ano.

 Observe o desenho do barco, ele é formado por várias figuras geométricas. Conforme o que já  foi estudado,  
classifique quanto ao número as figuras geométricas abaixo de acordo com seu formato. 


 

 a) Quantos triângulos?
 b) Quantos retângulos?
 c) Quantos círculos?
 d) Quantos quadrados?




Atividade 4 - Espaço e forma

Ao realizar a atividade 4, tive por objetivo criar uma peça que pudesse ser encaixada em outra, criando assim um quebra-cabeça.
A minha construção é formada por 30 cubos, sendo que em cada lateral da peça fiz duas fileiras sobrepostas, compostas de 5 cubos em cada uma, num total de 10 cubos em cada lateral. Entre essas laterais, no centro da peça, dispus duas colunas de 5 cubos em cada uma num total de dez cubos. Sendo assim a peça vista de frente se asemelha a letra "u", pelas 2 colunas do centro mais as laterais.


 Fazer a construção do objeto não foi difícil, já que os cubos apresentam uma forma sólida, talvez por isso tenham sido mais fáceis de serem manipulados durante a realização do desenho.
Porém ao realizar a atividade na fábrica de cubos, principalmente na grade isométrica, foi necessário um pouco mais de concentração, por isso tive que apagar e refazer novamente até conseguir reproduzir na grade o mesmo espaço o cupado pelos cubos feito no desenho do objeto.



 


 Registre também como você desenvolveria essa atividade com seus alunos, com quais objetivos e expectativas.

Eu levaria e pediria para que meus alunos também levassem para a escola sucatas de diversas formas e tamanhos diferentes. Explicaria para eles a importância da geometria em nossas vidas, já que ela está presente em todos os lugares e támbem em todos os objetos que manipulamos e que fazem parte do nosso cotidiano.
Poderia além da forma acima, pedir para que fossem criadas várias outras formas, pois através da manipulação o aluno tem a oportunidade de perceber as características das formas, das figuras e dos objetos, pode criar maquetes ( da escola, do bairro, de cidade, etc.) pode desmontá-las e montá-las novamente, com isso o aluno aprende brincando sobre as formas criadas pelo homem.
Acho muito válido e intessante trabalhar com sucata, pois elas levam o aluno a fazer comparações de formas e tamanhos e a usar informalmente noções de semelhança e de proporcinalidade, além de ser muito interessante ver o entusiamo e a satisfação com que eles participam, pois a maioria das crianças gosta muito de trabalhar com geometria.
E essas atividades feitas através da sucata antecipam o estudo dos sólidos geométricos etem como objetivo trabalhar com meus alunos o espaço e forma, para isso os conceitos geométricos são muito importantes e devem ser introduzidos já nos primeiros anos do ensino fundamental, para que, por meio deles, o aluno desenvolva um pensamento especial que faça com que ele compreenda, descreva e represente organizadamente o mundo do qual faz parte.



 Atividade 5 - Espaço e Forma

 Observe o desenho, o menino está formando figuras com elásticos no seu geoplano. Ele já fez várias figuras.
 Que tal você também inventar figuras utilizando a malha quadriculada? Depois, pinte bem colorido e compare com as de seus colegas. ( Estas atividades podem ser expostas no varal da criatividade para que todos possam ver).


              




Atividade 6- Espaço e forma 
Para trabalhar com alunos de 2º ano.

  O que é seqüência?

 Seqüência é uma sucessão, uma série que obedece e segue uma regra ou um padrão.
 Pode ser uma lista de elementos, um conjunto ordenado, organizado, de maneira que cada elemento fica naturalmente seqüenciado.
 A seqüência tanto pode ser finita quando é composta por cores, formas, gravuras, ou infinita geralmente quando composta por números.

Atividade de aplicação:

1) Preparando a festa junina da escola.

 Primeiro iremos cantar a música " Caí, caí balão", depois cada um realizará atividade abaixo, pintando em sequência de cores as bandeirinhas da folhinha conforme o comando da atividade abaixo. Em seguida, depois que terminarem de pintar o desenho, serão dispostos em grupos e então confeccionarão as bandeirinhas em papel de seda, seguindo o mesmo padrão de cores, aproveitando para trabalhar de forma concreta a seqüenciação.    
 Estas bandeirinhas servirão para enfeitar a nossa sala de aula.


 

  

Atividade 7- Espaço e forma

Grandezas, padrões e unidades.

- Grandeza é tudo o que pode ser medido. Comprimento, tempo, força, massa, velocidade entre outros são Grandezas porquê podem ser medidos.
Unidade de medida, é uma medida (ou quantidade) específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.
- Sistema de medidas é um conjunto de convenções métricas que servem para definir as dimensões utilizadas pela sociedade.    Atualmente, utilizamos o Sistema Métrico Internacional (ou S.I.) que se baseia no metro, segundo e grama. Todas as outras medidas derivam-se destas iniciais. Por exemplo, vazão (Q) é dada em metro cúbico (metro x metro x metro) por segundo, ou litros por minuto (60 segundos). etc.

 Porém nem tudo pode ser medido. Como medir a preguiça de uma pessoa ou o amor que ela sente por outra? Seria possível criar um "amorômetro"? Para os físicos isso é impossível, preguiça e amor não são grandezas físicas. Não dá para dizer que alguém tem 300 de preguiça e 689,5 de amor. Esses números não significam nada porque não existe um padrão para essas grandezas. Grandeza física é alguma coisa que pode ser medida, isto é, que pode ser representada por um número e uma unidade.
 Todos temos uma certa noção do que é medir e o que é uma medida.
 O dono de uma quitanda não pode realizar seus negócios se não mede; com uma balança mede a quantidade de farinha ou de feijão pedida. Um lojista, com o metro, mede a quantidade de fazenda que lhe solicitaram. Em uma fábrica mede-se com o relógio, o tempo que os operários trabalham.
Há diferentes coisas que podem ser medidas; o dono da quitanda mede "pesos", o lojista "comprimentos", a fábrica "tempos". Também podem ser medidos volumes, áreas, temperaturas, etc.

Veja alguns exemplos de grandezas e unidades de medidas:
- A distância da bola à barreira deve ser de 10 jardas ou 9,15 metros.
- A bola deve ter entre 400 gramas e 500 gramas.
- O tempo de uma partida é de 90 minutos.
No primeiro exemplo, a grandeza física é o comprimento e a unidade é a jarda ou o metro. No segundo, a grandeza física é a massa, a unidade é o grama, um submúltiplo da unidade quilograma. No terceiro exemplo, a grandeza física é o tempo, a unidade é o minuto, um múltiplo da unidade segundo.
Nesses exemplos estão três grandezas fundamentais: comprimento, massa e tempo. A partir dessas grandezas fundamentais, pode-se definir outras grandezas que, por isso, chamam-se grandezas derivadas. São exemplos de grandezas derivadas a área de uma superfície, o volume e a densidade de um corpo, a velocidade e aceleração de um automóvel, a força exercida por um motor e muitas outras.
- Grandeza é tudo o que pode ser medido. Comprimento, tempo, força, massa, velocidade entre outros são Grandezas porquê podem ser medidos.
- Unidade de medida, é uma medida (ou quantidade) específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.

 

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