quarta-feira, 1 de maio de 2013

MAB INFORMATIVO : MÚSICA

A Importância da Música no Desenvolvimento Infantil

Andréia Gimenez da Mota Gamero

A música é um elemento essencial para a formação da criança e está presente em nossa vida e cultura há muito tempo.

Através das mudanças no âmbito educativo, tanto na trajetória da música ao longo dos anos, como nas legislações vigentes, a Educação Musical passa a ser delegada ao professor de Educação Infantil, como sendo uma das diversas linguagens desenvolvidas durante o período de vivência do currículo escolar.


A linguagem musical é um conhecimento ainda em construção. Portanto, o presente trabalho, procura elucidar algumas indagações sobre o papel que a música ocupa na Educação Infantil.

A música é um elemento de formação da criança, pois além de fazer parte da natureza humana, também estabelece a comunicação, a interação e o diálogo.

O presente trabalho tem por objetivo tratar de questões inerentes à importância da música no contexto escolar, bem como sua importância para o processo de ensino e aprendizagem, de acordo com a abordagem de autores que tratam sobre esse assunto, além da LDB e dos PCN’s, e da abordagem do papel do professor como mediador na inserção da música em sala de aula.

- O Papel da Música na Educação Infantil

A prática musical é uma rica fonte no processo de ensino-aprendizagem, onde a criança vivencia experiências dotadas de criatividade e emoção. Isso acontece pela relação que a música possui com o brincar.

Por seu poder criador e libertador, a música representa uma importante referência de estímulos, equilíbrio e felicidade no cotidiano das crianças na Educação Infantil. Podendo a sua utilização na Educação Infantil acontecer de diversas maneiras: associadas com comportamentos motores e gestuais, com a confecção de instrumentos musicais, ouvindo, criando e aprendendo os mais diversos estilos musicais existentes.

Além de sensações, através da experiência musical são desenvolvidas habilidades que serão importantes durante o crescimento infantil. Assim, a música faz com que a criança desenvolva aspectos de sua percepção auditiva essenciais para a evolução da comunicação e, também, favorece no processo de integração social.

Quando a criança canta, trabalha a sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora. Outro benefício da musicalização é o estímulo da ampliação do vocabulário infantil.

As canções contribuem de forma significativa para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança. Cantando, a gente brinca, brincando eles aprendem.

A música pode ser o motivador de diversas áreas curriculares, dando às aulas um aspecto mais alegre, descontraído e próprio à aprendizagem.

Conforme Mársico (1982, p. 148) uma das: tarefas primordiais da escola é assegurar a
igualdade de chances, para que toda a criança possa ter acesso à música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sócio-cultural de que provenha.

A escola deve oferecer a criança uma enorme variedade de experiências musicais, para que esta perceba as diferenças entre estilos, letras, velocidades, ritmos e, assim, possa fazer suas escolhas.

Nesse sentido “a música é uma linguagem que possibilita ao ser humano criar, expressar-se, conhecer e até transformar a realidade”. (TAVARES e CIT, 2008). Quando a criança chega à escola já traz ritmos e sons que devem ser considerados no processo educativo. Deve-se oportunizar o viver a música, apreciando, cantando e criando, fazendo arte e compondo música.

Para que isso aconteça, é fundamental que o professor: (...) seja capaz de observar as necessidades de seus alunos e identificar, dentro de uma programação de atividades musicais, aquelas que realmente poderão suprir as necessidades de formação desses alunos (JOLY, 2003, p. 118)., podemos concluir que a música possui um papel importante na Educação Infantil, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora no processo ensino-aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribui para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

HTTP://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-musica-no- desenvolvimento-infantil-1863813.html

HTTP://www.revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6anos/musica-aprender-se-divertir-422851.shtml?page=2

HTTP://www.upedagogas.blogspot.com/

MÁRSICO, L. O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento
Musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 1982.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário