Linha do tempo do ensino de Matemática no Brasil
1600 No
início da colonização, os conteúdos de Matemática ministrados nos
colégios jesuítas estavam atrelados aos de Física, seguindo uma tradição
européia de ensino que tinha como base as humanidades
clássico-literárias.
1824 Com
a estruturação das primeiras escolas primárias, a elaboração do
currículo da disciplina dá ênfase a conteúdos matemáticos relacionados,
principalmente, ao sistema de numeração e à aritmética.
1837 Geometria,
álgebra, trigonometria e mecânica começam a ser ensinadas no
recém-criado ensino secundário do Colégio Pedro II. A Matemática deixa
de ser conhecimento técnico e adquire um caráter preparatório para o
Ensino Superior.
1856 Os
primeiros livros didáticos de Matemática feitos no país e adotados
pelas escolas de Educação Básica são os elaborados pelo militar,
engenheiro e professor de Matemática mineiro Cristiano Benedito Ottoni.
1920 O
Movimento da Escola Nova surge forte em outras áreas e começa a
influenciar o ensino de Matemática, incentivando trabalhos em grupo e
colocando a criança no centro do processo educativo.
1929 Com
base nas idéias do alemão Felix Klein, Euclides Roxo, diretor do
Colégio Pedro II, propõe a criação da disciplina de Matemática (até
então, aritmética, álgebra e geometria eram ministradas separadamente).
1942 Gustavo
Capanema promulga a Lei Orgânica do Ensino Secundário, em que o ensino
da disciplina segue, em parte, as idéias propostas por Euclides Roxo, no
livro A Matemática na Escola Secundária.
1955 É
organizado o primeiro Congresso Brasileiro de Ensino da Matemática. O
evento, realizado na Bahia pela professora Martha de Souza Dantas, tem o
mérito de dar impulso às reflexões sobre essa área.
1960
O professor Oswaldo Sangiorgi lidera o Movimento da Matemática Moderna,
que defende a disciplina como a principal via para os alunos acessarem o
pensamento científico e tecnológico.
1970
A Etnomatemática, criada por Ubiratan DAmbrosio, aparece como um
movimento acadêmico e começa a ser usada em sala de aula. A idéia é
analisar as práticas matemáticas em diferentes contextos sociais e
culturais.
1988 A
criação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) propicia o
contato mais próximo com pesquisas internacionais por meio de
participação em seminários e congressos.
FONTES WAGNER
RODRIGUES VALENTE, COORDENADOR DO GRUPO DE PESQUISA DE HISTÓRIA DA
MATEMÁTICA, DA UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
(WWW.GHEMAT.MAT.BR), E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário