quarta-feira, 1 de maio de 2013

MAB Planejamento Anual Artes

Planejamento anual - ARTES


Ensino Fundamental I - Educação Artística


1º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 1 • Linguagens artísticas – Arte Rupestre.
• Elementos da linguagem visual: ponto, linha e
plano.
• Cores primárias e secundárias.
• Pontilhismo. • Uso das cores como forma de expressão,
pensamento estético e comunicação.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso dos elementos da composição visual
como instrumento de leitura diante das
manifestações artísticas.
• Uso do fazer artístico como desenvolvimento
de potencialidades: percepção, intuição,
reflexão, investigação, sensibilidade,
imaginação, curiosidade e flexibilidade. • Respeito às diferenças.
• Respeito à própria produção e à do outro.
• Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à iniciativa própria e alheia.
• Valorização da solidariedade e da
cooperação.
• Valorização do silêncio diante da concentração.
• Cuidado na utilização dos materiais de trabalho e organização pessoal.
• Valorização da linguagem artística para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.


2º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 2 • Composição - recorte e colagem: superposição,
preenchimento de espaços, figura-fundo,
planificação, etc.
• Forma e textura.
• Impressionismo e a cor.
• Arte Indígena. • Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso dos elementos da composição visual como
instrumento de leitura diante das manifestações artísticas.
• Uso do fazer artístico como desenvolvimento de
potencialidades: percepção, intuição, reflexão,
investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
• Observação da diversidade cultural e artística indígena.
• Uso dos recursos utilizados pelos impressionistas
(ex. luz e cor) como forma de expressão, pensamento estético e comunicação. • Respeito às diferenças.
• Respeito à própria produção e à do outro.
• Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à
iniciativa própria e alheia.
• Valorização da solidariedade e da
cooperação.
• Valorização do silêncio diante da concentração.
• Cuidado na utilização dos materiais de trabalho e organização pessoal.
• Valorização da linguagem artística para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.


3º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 3 • Arte abstrata e figurativa.
• Cores complementares e análogas (sugestão:
disco das cores).
• Arte: manifestações populares (influência européia e africana).
• Jogos dramáticos. • Observação da linha nas manifestações artísticas figurativas e abstratas.
• Observação e uso das cores como forma de expressão, pensamento estético e
comunicação.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso dos recursos cênicos, por meio de ações
inventivas no estímulo do improviso e das
referências adquiridas. • Respeito a própria produção e à do outro.
• Desenvolvimento da capacidade de
aceitação da opinião do grupo.
• Valorização da solidariedade e da
cooperação.
• Desenvolvimento da criatividade. Produção individual e em grupo.


4º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 4 • Modernismo
• Sugestão: Tarsila do Amaral, Cândido
Portinari, Anita Malfati.
• Dramatização: expressão corporal. • Utilização da forma, cor e expressão na Arte Moderna.
• Uso de recursos cênicos, por meio de ações
inventivas, no estímulo do improviso e das
referências adquiridas.
• Observação da diversidade cultural por meio
de leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural. • Respeito à própria produção e à do outro.
• Desenvolvimento da criatividade.
• Respeito às diferenças.
• Valorização da linguagem artística como
forma de expressão. Produção individual e em grupo.


Ensino Fundamental II - Educação Artística -


1º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 1 • Elementos da linguagem visual: luz; volume.
• Arte Africana.
• Escultura – modelagem
Máscaras africanas • Uso das linguagens visuais como forma de
expressão.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso dos elementos da composição visual
como instrumento de leitura diante das manifestações artísticas.
• Uso do fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
• Experimentação de práticas artísticas incluindo tudo que se integra a essa ação
criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação
entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte. • • Respeito às diferenças.
• Respeito à própria produção e à do outro.
• Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à
iniciativa própria e alheia.
• Valorização da solidariedade e da
cooperação.
• Valorização da linguagem artística para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.


2º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 2 • Geometrização na composição plástica
(Volpi, Mondrian).
• Cubismo.
• Superposição de planos. • Uso das linguagens visuais e das formas
geométricas como forma de expressão.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Observação da superposição de planos, sua
utilização e seus efeitos.
• Experimentação de práticas artísticas incluindo
tudo que se integra a essa ação criadora: recursos
pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e
técnicas, a relação entre perceber, imaginar e
realizar um trabalho de arte. • Respeito às diferenças.
• Respeito à própria produção e à do outro.
• Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à
iniciativa própria e alheia.
• Valorização da solidariedade e da
cooperação.
• Valorização do silêncio diante da
concentração.
• Cuidado na utilização dos materiais de trabalho e organização pessoal.
• Valorização da linguagem artística para a
contribuição do desenvolvimento pessoal, a
expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.

3º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 3 • Manifestações populares: artes visuais. (influência africana e européia).
• Composição gráfica e utilização das cores: quentes, frias e neutras; semelhanças,
diferenças e autocontraste.
• Corpo e movimento: jogo simbólico. • Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Observação e uso das cores como forma de
expressão, pensamento estético e comunicação.
• Uso da expressão corporal como linguagem. • Respeito ao patrimônio histórico e cultural.
• Respeito às diferenças.
• Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à
iniciativa própria e alheia.
• Valorização da linguagem corporal para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.


4º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 4 • Surrealismo.
• Miró, Salvador Dali e Magritte.
• Expressão corporal. • Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso do fazer artístico como desenvolvimento
de potencialidades como: percepção, intuição,
reflexão, investigação, sensibilidade,
imaginação, curiosidade e flexibilidade.
• Uso de recursos cênicos, por meio de ações
inventivas, no estímulo do improviso. • Respeito à própria produção e à do outro.
• Desenvolvimento da criatividade.
• Valorização da linguagem corporal para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos.
• Respeito às diferenças.
• Desenvolvimento da capacidade de aceitação da opinião do grupo.
• Valorização da linguagem artística como
forma de expressão. Produção individual e em grupo.


Ensino Fundamental II - Educação Artística -



1º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 1 • Modernismo – Semana de 22.
• Escultura (uso do sabão, giz ou montagem
com sucata para trabalhos com escultura).
• Artistas - Victor Brecheret e Rodan. • Uso das linguagens visuais como forma de expressão.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso do fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade,
imaginação, curiosidade e flexibilidade.
• Experimentação de práticas artísticas incluindo tudo que se integra a essa ação
criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação
entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
• Uso da expressão corporal como linguagem. • Respeito às diferenças.
• Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à
iniciativa própria e alheia.
• Valorização da linguagem corporal para a
contribuição do desenvolvimento pessoal, a
expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.


2º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 2 • Produção gráfica – desenho de observação.
• Gravura.
• Missão francesa (sugestão: Debret). • Uso das linguagens visuais como forma de expressão.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Experimentação de práticas artísticas com base na
observação, entendimento e reflexão, incluindo
tudo que se integra a essa ação criadora: recursos
pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e
técnicas, a relação entre perceber, imaginar e
realizar um trabalho de arte. • Respeito às diferenças.
• Respeito às normas de funcionamento, às idéias
dos demais, à colaboração e à iniciativa própria e
alheia.
• Valorização da linguagem artística como forma
de expressão e registro. Produção individual e em grupo.




3º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 3 • Manifestações populares: Artes Visuais.
• Arte Medieval. (vitrais, mosaicos,
rosáceas)
• Formas simétricas e assimétricas.
• Propaganda: TV, cartazes, etc. (Tolouse Lautrec) • Observação da diversidade cultural por meio
da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
• Análise da arte como documento histórico.
• Experimentação de práticas artísticas com
base na observação, entendimento e reflexão,
incluindo tudo que se integra a essa ação criadora: recursos pessoais, habilidades,
pesquisas de materiais e técnicas.
• Uso das linguagens visuais como forma de
expressão. • Respeito às diferenças.
• Valorização da linguagem artística como forma de expressão.
• Incorporação das novas tecnologias às suas
práticas. Produção individual e em grupo.


4º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 4 • Identificação e aprofundamento dos
elementos para a construção de uma cena teatral: atuantes/papéis,
atores/personagens, estruturas, dramatúrgicos/peças, roteiro/enredo,
cenário/locação (definido pela organização
de objetos de cena, ou ainda pelo jogo de cena dos atuantes).
• Construção de roteiro/cenas teatrais: máscaras, fantoches e outros.
• Recursos audiovisuais nas representações:
retroprojetor, sonoplastia etc. • Exploração de contextos específicos como etnias, diferenças culturais e sociais, de costumes e crenças, para a construção da linguagem teatral.
• Uso das linguagens visuais como forma da expressão.
• Observação da diversidade cultural por meio da leitura de manifestações artísticas
desenvolvidas. • Valorização da linguagem corporal para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos.
• Valorização da linguagem artística como forma de expressão.
• Incorporação das novas tecnologias às suas práticas. Produção individual e em grupo.


Ensino Fundamental II – Educação Artística


1º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 1 • Renascimento.
• Perspectiva – figuras tridimensionais.
• Luz, volume e cor. Uso dos elementos da composição visual como instrumento no fazer artístico.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso do fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade,
imaginação, curiosidade e flexibilidade.
• Experimentação de práticas artísticas incluindo tudo o que se integra a essa ação
criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação
entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
• Uso da expressão corporal como linguagem.
• Uso do fazer artístico como experiência de comunicação humana e de interações no
grupo e no meio que está inserido.
• Uso das novas tecnologias como instrumento
e expressão artística. • Respeito às diferenças.
• Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à
iniciativa própria e alheia.
• Valorização da linguagem corporal para a contribuição do desenvolvimento.
• Incorporação das novas tecnologias às suas
práticas cotidianas.
• Adoção de uma leitura diferenciada de
mundo, a partir de uma sensibilidade
artística suscitada. Produção individual e em grupo.


2º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 2 • Barroco.
• Rococó.
• Perspectiva – representação de ambientes. • Análise da arte como registro histórico e como produto cultural.
• Uso do fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade;
• Observação da perspectiva no cotidiano e no desenvolvimento projetos cotidianos.
• Uso da perspectiva como instrumento gráfico
artístico e técnico.
• Uso das novas tecnologias como instrumento e expressão artística, principalmente na observação
do tridimensional. • Respeito às diferenças.
• Respeito às normas de funcionamento, às idéias
dos demais, à colaboração e à iniciativa própria e
alheia.
• Respeito ao patrimônio histórico e cultural do seu
meio. Produção individual e em grupo.

3º BIMESTRE
 CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 3 • Manifestações populares: artes visuais.
• Idade Moderna: romantismo, realismo e
neoclassicismo.
• Tragédia, drama, comédia, farsa, melodrama,
circo, teatro épico. • Observação da diversidade cultural por meio
da leitura das manifestações artísticas
desenvolvidas.
• Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso dos recursos cênicos, por meio de ações
inventivas no estímulo do improviso e das
referências adquiridas. • Valorização e respeito a outras culturas.
• Respeito a formas de expressão artísticas
diferenciadas, não-convencionais.
• Valorização da linguagem corporal para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos.
• Valorização da linguagem corporal para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos.
• Adoção de uma leitura diferenciada de mundo, a partir de uma sensibilidade
artística suscitada. Produção individual e em grupo.


4º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 4 • Arte Contemporânea – instalações.
• Peça teatral: texto, dramatização, cenário,
figurino e recursos audiovisuais. Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
• Uso de técnicas e recursos plásticos para a
criação de uma instalação.
• Uso da linguagem teatral para a representação de um texto.
• Utilização de recursos plásticos para a confecção de cenários e figurinos. • Valorização da linguagem teatral.
• Respeito às formas de expressões artísticas diferenciadas, não-convencionais.
• Valorização da linguagem corporal para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos.
• Adoção de uma leitura diferenciada de
mundo, a partir de uma sensibilidade artística. Produção individual e em grupo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário