terça-feira, 22 de outubro de 2013

CULTURA E GESTÃO

Como a Cultura Educacional Interfere nas Ações do Gestor.



O tradicionalismo ainda é muito presente no sistema educacional brasileiro, as mudanças existem, mas tudo é muito novo. E quando se referimos ao papel do diretor escolar vemos que este concentra todas as decisões e responsabilidades, como sendo um indivíduo controlador e avaliador do ambiente escolar.
Está aberto ao diferente é muito difícil quando vivenciamos um modelo padrão tradicional, que influenciou intrinsicamente a cultura educacional. Quem está a frente de uma instituição de ensino acaba por manter o modelo já existente devido a cultura tradicional predominante, as decisões são tomadas por quem detém o poder, de cima para baixo, numa relação vertical. Libânio (2004) deixa evidente que o diretor tem a função de articular a participação de todos os segmentos da escola, necessita ter uma visão de unidade e uma atuação que assegure a escola nos seus aspectos pedagógicos, culturais, administrativos e financeiros.
O sucesso da escola depende de um trabalho coletivo, participativo e democrático, valorizam-se as relações horizontais. O gestor não ficará isento de suas responsabilidades, apenas as decisões são tomadas em conjunto, nem tão pouco sobrecarregado de trabalho, por não mais delegar poder e dar ordens.
Fica claro que a gestão democrática é um processo gradativo, que vai sendo construído, pois exige mudança de atitudes e valores irrigados em nós. Como também de conhecimento tanto administrativo quanto pedagógicos, ou seja de uma formação na área.

LIBÂNIO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ª ed.
Goiânia: editora Alternativa,2004.

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