sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ENSINO DE CIÊNCIAS

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Por Miriam Sales
"Para que ensinamos Ciências e Biologia? para seres que estão acima dos problemas da humanidade? não. Ensinamos estas "disciplinas" nas escolas para que nossos jovens possam atuar crítica e fundamentadamente na sociedade, que possam fazê-la mais coerente e mais justa. Para tanto, precisamos de um ensino que esteja atento para as relações e inovações das ciências e tecnologias, que promova articulações, que considere o aluno como um ser atuante na sociedade, que considere os saberes cotidianos dos alunos para que criar significados aos conhecimentos científicos."
 Esse trecho me remeteu a um outro capítulo do livro "Ensino de ciências e cidadania" que trata da questão da alfabetização e do letramento científico:
 "No campo da linguagem, já existe uma reflexão sobre as diferenças entre alfabetização e letramento. Assim, ser "alfabetizado" é saber ler e escrever, mas ser "letrado" é viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ou seja, cultivando e exercendo as práticas sociais que usam a escrita. Se ampliarmos essa definição de letramento para o âmbito da ciência, entendemos que ser letrado cientificamente significa não só saber ler e escrever sobre ciência, mas também cultivar e exercer as práticas sociais envolvidas com a ciência; em outras palavras, fazer parte da cultura científica."
Voltando ao comentário da Adriane, precisamos de uma alfabetização científica que englobe o letramento porque:
"O conhecimento e as informações são a base necessária para analisar questões controversas que incluem conflitos d e interpretações e de decisões, dependentes de valores pessoais e sociais. Preparar o cidadão para pensar sobre questões que permitem várias respostas – muitas vezes conflitantes – demanda que ele seja alfabetizado em ciências. Considerando que, de um lado, há um crescimento marcadamente amplo da ciência e da tecnologia e, de outro, situações que agravam a miséria, a degradação ambiental e os conflitos étnicos, sociais e políticos, é preciso que os cidadãos estejam em condições de usar seus conhecimentos para fundamentar suas posições e suas ações."
E lá vão outras questões para refletir… Sendo impossível assimilar e compreender, todo o conhecimento científico produzido até hoje, quem deve decidir que ciência e que tecnologia devem ser compreendidas  pela população? Quem deve tomar as decisões?  Os professores? Os cientistas? A família? O conjunto dos cidadãos?

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