sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PROJETO LEGAL

  PROJETO Feira de Ciências


Os mais antigos registros históricos já mostravam o interesse e preocupação do ser humano em entender e explicar o mundo no qual vivem.
A ciência está presente em nosso dia a dia, no nosso corpo, na natureza, na mídia, nas aplicações tecnológicas.
Ciência significa ‘conhecimento’. Ela resulta de um processo de observação, estudo e tentativa de explicar o ambiente em que vivemos, através da teoria relacionada à prática. 
Ciência é criatividade, é aprender e fazer.
A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos.
O conhecimento dos conceitos relacionados às ciências, (físicas, químicas ou biológicas) e suas inter-relações podem proporcionar um melhor entendimento dos fenômenos naturais e das inúmeras aplicações práticas de seus conceitos.
Estimular nas crianças, a vontade de adquirir novos conhecimentos e também sua curiosidade, através do aprender, explicar e fazer ciência por meio de atividades e experimentos é função da escola.
CATEGORIAS DOS PROJETOS:
Projetos de ciências da computação - envolvem desenvolvimento de hardwares ou softwares, ligados à informática.

Projetos de ciências da engenharia - envolvem apresentação de projetos e/ou construção física de algum dispositivo, componente, máquina ou processo que têm uma aplicação determinada.

Projetos de ciências da vida - envolve a biologia, a zoologia, a botânica e mesmo os aspectos da medicina pura ou aplicada.
Projetos de ciências pura - é relacionado à física, à química ou à matemática. Seu objetivo preliminar é a consideração de causa e efeito de algum processo ou atividade específica na natureza.
Projetos de ciências ambientais - é relacionado ao estudo da ciência da terra e do espaço, junto com o impacto de fatores ambientais em sistemas biológicos. Os projetos, nesta categoria, incluem os campos da ecologia e da oceanografia.
Projetos de ciência de biotecnologia - se destinam à demonstração da aplicação do conhecimento dos sistemas biológicos para criar um produto ou para fornecer esclarecimento em um dos três seguintes campos: desenvolvimento de colheitas, ciência animal e microbiologia.
TIPOS DE PROJETOS
Experiência: uma investigação empreendida para testar uma hipótese específica; evidenciar um fenômeno por sua repetição controlada. 
Estudo: apresentação de uma coleção ou uma análise de dados para revelar a evidência de um fato, de uma situação ou de uma tese padrão de interesse científico. Este tipo de apresentação em feira de ciências pode incluir um estudo de relacionamentos da causa e do efeito ou ainda de investigações teóricas de dados.
Inovação/invenção: desenvolvimento e avaliação de dispositivos, de modelos, de técnicas ou de aproximações inéditas na tecnologia, na engenharia ou nos computadores.
Os professores devem propor experiências que estimulem a observação, a experimentação e  pesquisa, não com uma visão cientificista, mas com a intenção de dar os meios para que todos relacionem o conteúdo ao cotidiano refletindo sobre os processos para entender a lógica dos conteúdos abordados, mas a feira não serve para nada quando só reproduz experiências já conhecidas. Ela só faz sentido quando as turmas mostram como desenvolvem suas investigações e os caminhos percorridos.
Há milhões de anos, o CORPO HUMANO vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa.
As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras, milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.
A proposta pedagógica ao definir como tema da Mostra da Feira de Ciências o Corpo Humano, é fazer com que os estudantes abordem assuntos relacionados à saúde em seus aspectos anatômicos, preventivos e sociais, conhecendo e entendendo como os órgãos se inter-relacionam e percebendo a importância de cuidar bem da saúde do próprio corpo.
O projeto da Feira de Ciências, a qual demos o nome de “Corpo Humano, A Máquina da  Vida”, é um projeto de estudo das ciências da vida,  envolve todas as áreas do conhecimento, onde através de diversas atividades e experiências sobre o tema os estudantes vão aprender de maneira interativa e lúdica.
A mostra da Feira de Ciências tem por objetivo promover a interação entre estudantes, pais, professores e comunidade, apresentando a todos de forma sistematizada as pesquisas, estudos, experimentos e demais produções dos alunos.
TEMAS POR SÉRIE: 
G2 – O Corpo Humano e Movimento;
G3 – Se vivo, logo eu sinto!;
G4 – Alimentação e corpo humano;
 G5 – Higiene e saúde;

Nenhum comentário:

Postar um comentário