segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MAMIFEROS: FOCA

 
As focas são mamíferos da família dos focídeos (em latim científico, Phocidae), super-família dos pinípedes (Pinnipedia), adaptadas à vida marinha. O corpo de uma foca é hidrodinâmico, semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira. Outro detalhe interessante é que as focas não possuem orelhas, o que as distingue da família Otariidae (leões-marinhos). Todas essas características fazem, das focas, excelentes nadadoras. Em contrapartida, as focas não têm habilidade em terra firme, sendo presas fáceis para ursos-polares e caçadores.

Etimologia

"Foca" se originou do termo grego phóke, através do termo latino phoca[1].

Características

As focas são carnívoras e alimentam-se de peixes e cefalópodes. Geralmente, reproduzem-se em colónias.
As focas possuem em torno de 1,70 m de comprimento, pesam de 80 a 100 kg e o período de reprodução é entre fevereiro e maio.
Localizam-se na região do Polo Norte e são excelentes e ágeis nadadoras. Suas orelhas são internas e possuem poucos pelos no corpo, sendo que eles são grossos e curtos, tendo a coloração cinza ou marrom escuro. As focas são capazes de fechar as narinas embaixo d'água enquanto procuram comida. Geralmente, os adultos machos medem aproximadamente 2 metros de extensão. Com aproximadamente 6 meses de vida, o filhote de foca já consegue nadar sozinho. As focas se comunicam entre si através da emissão de sons graves.

ESPECIES RARAS : foca Nerpa
Ficheiro:Baikal seal 200507 hakone japan.JPG
O nerpa (Pusa sibirica), também chamado de foca-de-baikal e foca-da-sibéria, é uma espécie de focas muito rara, em partes, por ser a única a habitar exclusivamente em água doce.
O nome nerpa vem do idioma russo, sendo que os outros dois nomes populares comumente atribuidos a esse animal são referências à Sibéria e ao Lago Baikal, situado nesta mesma região nórdica, o maior lago de água doce do mundo (em volume). Esta foca também pode ser encontrada nos vários rios que desaguam no lago Baikal.
O nerpa é uma das menores espécies de focas do mundo, pesando em média setenta quilos (no entanto, pode chegar a alcaçar quase o dobro deste peso). Não exibe dimorfismo sexual pronunciado, sendo que os machos são só um pouco maiores que as fêmeas. As fêmeas geralmente dão cria a um filhote, mas mais raramente de dois. A amamentação dos filhotes dura mais ou menos o dobro de tempo do que as espécies de focas marítimas.
Estima-se que a população desta espécie de foca não passe da casa dos sessenta mil. Apesar de proibida a sua caça, a perigosa superfície gelada do Lago Baikal durante o inverno acaba tomando a vida de vários caçadores anualmente. Os residentes das poucas comunas que se encontram nas margens do lago se permitem o abatimento de um certo número de animais anualmente para a sua alimentação.
Curiosamente não se sabe como é que este animal chegou ao seu presente habitat devido a grande distância do mar (o lago Baikal fica perto da fronteira com a Mongólia). Mas acredita-se que o nerpa esteja presente no lago por cerca de dois milhões de anos.

FOCA BARBUDA
 Ficheiro:Beardedseal2.jpg
A foca-barbuda (Erignatus barbatus) é uma foca que habita a região do Oceano Ártico. Vive desde o Norte do Canadá aparecendo em todo o Norte da Europa, chegando até 80-85° da latitude Norte. Pelas estimativas mais recentes, em torno de 30 anos, sua população excede os 500 mil indivíduos. É muito vulnerável às mudanças no ecosistema. São caçadas normalmente com fins de subsistência. Na Rússia, Alaska e Groenlândia.

FOCA DE CRISTA
 Ficheiro:Klappmuetze MK.jpg
A foca-de-crista ou foca-de-capuz (Cystophora cristata) é um mamífero que vive em regiões frias, encontrado de Svalbard (Noruega) ao golfo de St. Lawrence (Canadá).
Sua população total está estimada em 600.000 indivíduos. A foca-de-capuz, juntamente com a foca-da-groenlândia, é acusada pelos pescadores canadenses de não deixarem os bancos dos peixes se recuperarem, afetados pela exploração excessiva. Suas populações foram caçadas por Russos, canadenses, noruegueses e por islandeses.São caçadas desde a década de 40 de forma intensiva na área conhecida como “Front” na costa de Labrador e Terranova (Canadá). Atualmente o governo canadense autoriza a caça de 10.000 animais por ano. O não cumprimento destas cotas, devido a falta de controle por parte do governo canadense, em 1996 mataram 25.000 animais, quase o triplo do permitido. A caça por parte dos russo e noruegueses ocorre na primavera. Na Noruega, a cota de caça anual de exemplares adultos em 2001 foi de 10.300 animais (1,5 filhote é igual a um adulto). A indústria norueguesa de peles de foca está diminuindo muito, , mas os caçadores de pele tentam fazê-la viável novamente. Na Rússia se estima uma média de 2.400 capturas entre 1986-1995. Posteriormente, se autorizou a caça de 4.000-6.000 focas de capuz para caça de subsistência na Groenlândia. Os caçadores da Islândia abatem um número desconhecido de focas de capuz anualmente.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria... muito boa!!!... gostaria de poder seguir o blog, mas não vi essa opção aqui.... caso queira me segui... o meu portal é www.porticusinitia.blogspot.com.br. Abraços, sempre!!!...

    ResponderExcluir