quarta-feira, 27 de março de 2013

PASCOA

Coelhos não são presentes de Páscoa!
Nessa época do ano é normal encontrarmos nos pets esses animais sendo vendidos... Mas então porque não se pode dar um coelhinho de presente?!
A resposta é simples: ANIMAIS NÃO SÃO BRINQUEDOS!!!
orkut e hi5, Animais, coelhos, bichos, gifs de coelhinhos, imagem de coelhos
O presente que parece perfeito pode se transformar num dilema de difícil solução. Isso porque o coelho não é cão nem gato, mas um animal que precisa de cuidados especiais. E nem sempre as famílias estão preparadas para cuidar de um.
Quando se dão conta disso, é um pouco tarde. E uma das consequências é o animal ser abandonado. Os pais até têm boas intenções ao dar animais de presentes, pois procuram fazer com que os filhos desenvolvam senso de responsabilidade ao ter de cuidar dos bichinhos e também ajuda a criar laços de afetividade.
 
No entanto, nem sempre a criança se adapta à sua nova função de cuidador de animal. E acaba sobrando para os pais cuidarem, e eles nem sempre têm tempo ou paciência para isso Diante deste cenário, o abandono do animal é uma prática comum.O local onde esse animal, neste caso o coelho, será mantido deve ser fechado, mas com espaço suficiente para que o animal se movimente com facilidade, e seja tranquilo, sem muito barulho. “O coelho é muito sensível a barulho, ele se estressa muito fácil e pode até morrer por isso”, alerta a bióloga.
Então, se informar a respeito do comportamento dos coelhos é essencial para não se arrepender da compra mais tarde. “Coelho rói tudo o que encontra pela frente e está sempre cavando. Ele pode encher o quintal de buracos e até fugir por um deles”, observa.
O local também deve contar com higienização adequada. De acordo com a veterinária Maria da Conceição Pampani, é importante manter o espaço do animal sempre limpo, evitando a todo custo deixar com que ele tenha contato com as fezes e urina.
A veterinária faz outra observação importante. “Tomem muito cuidado para não comprar um casal”, adverte. Com apenas quatro meses de vida, um coelho já está apto a procriar.
Cada gestação dura somente 30 dias, em média, e cada vez nascem de 4 a 12 filhotes. Assim que dá à luz a uma cria, as fêmeas estão prontas para outra. E a vida fértil dos coelhos dura cerca de seis anos, que é praticamente o tempo de vida deles. Ou seja, eles procriam o tempo todo e a vida toda.
Portanto, antes de adquirir um coelho, a família deve conhecer os hábitos e as necessidades do animal e ponderar se conseguirá ou não cuidar dele, para que futuramente ele não venha a ser abandonado.
 
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." - Albert Schwweitzer ( Nobel da Paz – 1952)

Nenhum comentário:

Postar um comentário