RESPEITANDO
AS DIFERENÇAS E APRENDENDO COM AS DIVERSIDADES
“falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra o processo de colonização e dominação” (indagações sobre currículo )
“falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra o processo de colonização e dominação” (indagações sobre currículo )
II -Apresentação
Estamos
vivendo em um mundo de constante evolução, no qual a busca pelo crescimento
está sempre em foco. Este crescimento deve-se principalmente ao acúmulo de
informações que abrangem ou aprimoram o conhecimento já existente em cada
sociedade, através da comunicação e de um trabalho conjunto entre os mesmos, ou
seja, da diversidade cultural. Diante disso a escola realizará o projeto semana da Cidadania com o
tema “Respeitando as Diferenças e Aprendendo com as Diversidades”, com o
intuito de promover e despertar um novo olhar para o valor da diversidade
cultural e religiosa em nosso país e reforçar as vantagens que a mesma oferece
para o fortalecimento de valores e o crescimento humano. Este projeto propõe
uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre etnias diferentes
construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua
individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de
proporcionar pesquisas que valorizam a contribuição dos negros, brancos e
índios em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva
abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento:
Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Filosofia, Ensino Religioso e
Matemática.
III – Justificativa
m
comprimento a determinação da SEDUC –REN Porto Velho- Ro e atendendo a
necessidade em realizar um trabalho que venha exaltar a importância e a
contribuição das diferentes etnias, este estabelecimento irá desenvolver na
semana da cidadania o projeto “Respeitando as Diferenças e Aprendendo com as
Diversidades”, visando despertar em nossos educandos a consciência para
preservar sua própria cultura não deixando ser influenciado ou modelado por
outras, devendo sempre resgatar seus costumes, contudo aprendendo com as
demais, pois se todas as culturas fossem iguais, o mundo seria como uma caixa
vazia. Em suma conhecer a cultura de cada sociedade não é somente promover o
estudo e a compreensão das diferentes formas de comportamento (como crenças,
artes, as ciências e idéias), mas saber desfrutá-los de modo que possibilitem
uma relação enriquecedora.
Vale
ressaltar que a cultura é um dos aspectos que mais marca um povo, revelando a
sua identidade. A cultura pode se apresentar de várias formas: através da
língua, da religião, dos costumes, das tradições, da música, da literatura, das
artes, tudo isso em escala nacional e regional. Pensar num trabalho que
proponha uma discussão envolvente sobre diversidade cultural é um desafio, no
mínimo, instigante, enigmático e prazeroso, já que foge das limitações
espaciais e temporais. Quando nos deparamos com os brasis que o Brasil tem,
estamos diante de uma das mais belas diversidades proporcionadas pelo fazer
humano. À luz dessa realidade, o projeto tem como ideal pesquisar a cultura
brasileira em suas mais variadas manifestações, pois só assim é possível
realizar um estudo com marcas de coerência, onde de fato possamos conhecer, um
pouco
mais o país onde vivemos.
mais o país onde vivemos.
Cultura
ou Civilização, tomada em seu sentido etnográfico amplo, é aquele todo complexo
que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e todas as demais
capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro d uma sociedade. A
condição da cultura, entre as diversas sociedades da espécie humana, na medida
em que é passível de ser investigada nos princípios gerais, é um tema
apropriado para o estudo do pensamento e da ação humanos.
(TYLOR, apud THOMPSON, p. 171, 1998)
(TYLOR, apud THOMPSON, p. 171, 1998)
IV Objetivos
GERAL
Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania dos nossos educandos.
ESPECÍFICOS
- Desenvolver e divulgar, na escola e na comunidade, estudos que propiciem o
resgate da diversidade cultural brasileira.
-Incentivar a pesquisa para a divulgação da diversidade cultural e da sua importância na formação histórica, cultural, étnica e econômica do homem brasileiro.-Promover a valorização da análise dos textos literários e a reflexão sobre conceitos de diversidade e identidade brasileira.
-Sensibilizar para a importância da temática étnico-racial, oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais.
-Promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência étnico-racial.
-Trabalhar a auto-estima no educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes.
- Reconhecer e valorizar a diversidade cultural, que está intrinsecamente ligada ao respeito ao outro, com suas crenças, credos e valores.
-Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos.
- Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade cultural.
- Conhecer as diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos.
- Promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência diversificada.
-Promover a solidariedade e a partilha de experiências, saberes e valores.
-Promover um conhecimento atualizado e critico dos valores humanos provocando uma reflexão e promovendo oportunidades de aprender a viver em harmonia com diferentes etnias e com a natureza.
V- METODOLOGIA
O professor/orientador buscará a interação entre os alunos, criando dispositivos para a participação crítica e autocrítica destes no desenvolvimento das atividades propostas;
Exibição de filmes, com tema voltado para a Diversidade Cultural: (Vista minha pele, kiriku, Corpo estendido no chão, Armas tô fora, As Diversas Culturas Brasileiras).
Produção de textos, análise crítica e resenhas do filme Kiriku. Pesquisa coleta e análise das matérias publicadas em jornais e revistas de circulação local, regional e nacional sobre Diversidade Cultural; Trabalhos envolvendo a dança, música, pintura, filmes; etc. Debate como forma de socializar o conhecimento sobre diversidade cultural brasileira;
Leituras, interpretação, análise e discussões acerca do tema sugerido; Aulas expositivas e participativas, incluindo a apresentação dos alunos e de pesquisas diversas;
DETALHAMENTO DE AÇÃO
1º ano
Kiriku
É uma lenda africana, conta a história de um menino que assim que nasceu, já sabia falar, era uma criança curiosa que queria saber de tudo.Perto dessa aldeia tinha uma Feiticeira chamada Karabá, então, todos alegavam que a falta de água era decorrente de um feitiço dela e que todos os homens que iam lutar com ela, eram comidos pela mesma.
Mas, não é bem assim...aí entra Kiriku, que com muita coragem tenta desvendar os segredos.
Desenhe a história:
Falar sobre o Índio no Brasil, esclarecendo que eles foram os 1º habitantes do Brasil (falar sobre seus costumes, casas, onde moram, etc.)
Atividades com a música: Os indiozinhos (fazer coreografia), aproveitando para trabalhar e apresentar os números que aparecem na letra da música.
2º e 3º ano
É uma lenda africana, conta a história de um menino que assim que nasceu, já sabia falar, era uma criança curiosa que queria saber de tudo.Perto dessa aldeia tinha uma Feiticeira chamada Karabá, então, todos alegavam que a falta de água era decorrente de um feitiço dela e que todos os homens que iam lutar com ela, eram comidos pela mesma.
Mas, não é bem assim...aí entra Kiriku, que com muita coragem tenta desvendar os segredos.
Desenhe a história:
Falar sobre o Índio no Brasil, esclarecendo que eles foram os 1º habitantes do Brasil (falar sobre seus costumes, casas, onde moram, etc.)
Atividades com a música: Os indiozinhos (fazer coreografia), aproveitando para trabalhar e apresentar os números que aparecem na letra da música.
2º e 3º ano
Kiriku
É uma lenda africana, conta a história de um menino que assim que nasceu, já sabia falar, era uma criança curiosa que queria saber de tudo.Perto dessa aldeia tinha uma Feiticeira chamada Karabá, então, todos alegavam que a falta de água era decorrente de um feitiço dela e que todos os homens que iam lutar com ela, eram comidos pela mesma.
Mas, não é bem assim...aí entra Kiriku, que com muita coragem tenta desvendar os segredos.
Desenhe a história: 2º ano Atividades com a música Rei da nações, apresentar para os alunos a letra, cantar e fazer a coreografia apresentando os povos ( etnias ) que formam o povo brasileiro.
É uma lenda africana, conta a história de um menino que assim que nasceu, já sabia falar, era uma criança curiosa que queria saber de tudo.Perto dessa aldeia tinha uma Feiticeira chamada Karabá, então, todos alegavam que a falta de água era decorrente de um feitiço dela e que todos os homens que iam lutar com ela, eram comidos pela mesma.
Mas, não é bem assim...aí entra Kiriku, que com muita coragem tenta desvendar os segredos.
Desenhe a história: 2º ano Atividades com a música Rei da nações, apresentar para os alunos a letra, cantar e fazer a coreografia apresentando os povos ( etnias ) que formam o povo brasileiro.
3º ano
Leitura e interpretação dos textos: Menina bonita do laço de fita e Quem foi
Zumbi? Leitura e declamação de versos e poesias sobre Cidadania (pesquisa
realizada pelos alunos).
4º e 5º
ano
Kiriku-
Após exibição do filme: Pedir um exercício de comparação com os contos de fadas
tradicionais e o levantamento das características desse gênero literário. Para
começar, lançar a pergunta: por que não vemos personagens negras em outras
histórias?
Vocês se lembram do Negrinho do Pastoreio, o Zumbi e Tia Nastácia. Qual a diferença entre eles e Kiriku?
Vocês se lembram do Negrinho do Pastoreio, o Zumbi e Tia Nastácia. Qual a diferença entre eles e Kiriku?
4º ano
Apresentar a letra da música: Iguais do Padre Zezinho, fazer a análise e
pesquisar a diferentes denominações religiosas que são seguidas pelos alunos.
Cantar e montar coreografia sobre a mesma.
Realizar
produções de textos que falem sobre as diversas denominações religiosas.
5º ano Participar da construção do retrato étnico da turma.
Apresentar a letra do Hino Nacional, ler, analisar e fazer a interpretação da mesma, realizado pesquisa em dicionário e representar partes do hino em forma de desenho.
Ensaio do Hino Nacional – com as diferentes culturas brasileiras.
6º ao 9º ano
5º ano Participar da construção do retrato étnico da turma.
Apresentar a letra do Hino Nacional, ler, analisar e fazer a interpretação da mesma, realizado pesquisa em dicionário e representar partes do hino em forma de desenho.
Ensaio do Hino Nacional – com as diferentes culturas brasileiras.
6º ao 9º ano
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