terça-feira, 26 de março de 2013

Projeto Diversidade Parte 2



ENSINO RELIGIOSO:
“Dimensão religiosa do ser humano” Palestra com o Padre Adriano sobre Diversidade religiosa. Apresentar as mensagens abaixo, aos alunos e solicitando uma reflexão sobre as mesmas.

“ Se eu pudesse, daria um globo terrestre a cada criança.... Se possível, até um globo luminoso, na esperança de alargar ao máximo a visão infantil e de ir despertando interesse e amor por todos os povos, todas as raças, todas as línguas, todas as religiões!...” (Hélder Câmara)

“... A liberdade é a verdadeira força e fonte de felicidade e criatividade humana. Independente de você ser: crente ou descrente, budista ou cristão, ou judeu, ou indígena. Não importa...O importante é que seja um bom ser humano! ... “ ( Dalai Lama)

“ ... Só depois que a última árvore for derrubada o último peixe for morto o último rio envenenado Vocês irão perceber que ... dinheiro não se come ! ..” (Mensagem indígena)

Pesquisar sobre a importância das lendas indígenas esclarecendo que: Lendas: As histórias de personagens míticos que vivem nesse ambiente fantástico da Floresta Amazônica. Essas histórias foram criadas a partir dos contatos entre as etnias branca, negra e indígena. Os resultados desse contato são as lendas.
As lendas também são formas de passar de uma geração a outra o conhecimento e como deve ser as relações do indígena com os outros e com a natureza que para eles é DEUS. Essas histórias passam de geração em geração, contando a síntese da criação. Como o ser humano é interligado permanentemente com a criação, essas histórias têm sempre um fundo para que as pessoas nunca percam a essência das coisas. E possam viver em harmonia com a comunidade e a natureza (criação=Criador)

Índio e o Transcendente: “...O essencial da religião é servir e adorar um DEUS soberano. Como esse povo (o povo indígena) não serve nem adora ninguém, não podem acreditar em nada... ’’(Manuel Nóbrega_ jesuíta) século XVI.

Usos e Costumes Indígenas: Nos ritos, danças e cantos as comunidades indígenas procuram se comunicar com o espírito criador e preservador do mundo. Reverenciam a alma dos mortos e exaltam a possibilidade de viver de acordo com o exemplo dos antigos.
As Festas: São momentos de grande alegria, muita fartura, muita amizade e muita beleza. Na maior parte das vezes é para agradecer a fartura na caça, pesca e colheita. Ou representam ritos de passagem, das diferentes fases da vida (nascimento- infância- adulto e velhice).Exemplo: Entre os Tupinambás a criança ao nascer é banhada no rio e o pai achata o nariz com o polegar que é sinal de beleza. No final desses procedimentos é realizada uma grande festa e é escolhido o nome da criança.

Filosofia:
Qual a atitude de Kiriku diante dos problemas? Ele enfrenta. Qual a atitude dos amigos de Kiriku? Despreza ele pelo tamanho dele.
Qual a atitude de Kiriku? Defende seus amigos dos perigos.
Como Kiriku venceu a maldade? Não tendo medo e lutando para salvar seu povo.
Qual a atitude do povo da aldeia (África) diante da morte? Eles cantam
Por que Karabá prendeu o avô de Kiriku?Para que ele não dissesse a verdade
Porque Karabá era mal? Porque sofria muito, com muitas dores, dia e noite.
História: Qual a semelhança e diferença entre as vestes, os cabelos e os calçados dos povos da África, brancos e índios? Na hora das grandes dificuldades há quem Kiriku pede ajuda? E você a quem recorre? Cite alguns elementos da cultura: branco, negro e índio destacando diferença e semelhança entre os mesmos.


Geografia:
Onde a história de Kiriku se passa?
Observar o mapa mundi e responder as questões:
Onde está localizado a África? Quais são os seus limites?
Em que região brasileira há maior concentração indígena?

Ciências
É possível um ser humano nascer sozinho, tomar banho sozinho e ainda sair correndo?
Existe diferença anatômicas em relação a formação do corpo humano: índio, negro e branco?
Faça a linha do tempo escrevendo as fases de vida do ser humano
Cite alguns alimentos que fazem parte da cultura negra, branca e índia.

Matemática
Utilização das datas históricas (relacionadas a História do Brasil envolvendo as etnias) na formulação de problemas matemáticos

Artes
Ilustração da história;
Coreografias;
Danças;
Pesquisar gravuras/fotos para montagem do painel da fraternidade
Pesquisar palavras e figuras em jornais e revistas que retratem a cara do Brasil,
Árvore

Língua Portuguesa

O que você entende da frase:
“Quando morre um africano idoso, é como que se queimasse uma biblioteca”.
Faça uma resenha sobre a história de Kiriku
Ouvir músicas relacionadas ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no som das músicas
- Comunicações; Apresentações de vídeos; Músicas; Trabalhos em grupos; Pesquisas e registros; Debates; Análises de textos literários e não literários com ênfase à diversidade cultural brasileira; Registrar palavras pesquisadasLer texto Escrever palavras relacionadas ao temaRegistrar numerais reconhecendo as quantidadesIlustrar a música Canto das três RaçasLer, analisar e declamar as poesias: Cidadania, Reconhecimento, Negritude e Sementes da boa esperança.

VI- CRONOGRAMA

atribuição das responsabilidades ( Ações – período – Data)

abertura= momento cívico, explanação sobre o tema escolhido justificando a escolha e a importância de trabalharmos com atividades que expressam a diversidade cultural e o respeito pela mesma.
Aulas com tema voltado ao projeto “respeitando as diferenças e aprendendo com as diversidades”.

VII- AVALIAÇÃO

será realizada durante a execução do projeto, verificando as mudanças de comportamento dos educandos, analisando a participação dos mesmos no desenvolvimento dos trabalhos realizados e a disposição dos alunos em representar sua cultura exaltando suas crenças, costumes e saberes.

VIII- BIBLIOGRAFIA

REVISTA ESPAÇO DA SOPHIA - Nº 14 – MAIO/2008 – MENSAL – ANO II

BAUM, William M. Compreender o Behaviorismo: Ciência, Comportamento e
Cultura. Porto Alegre: Artes Médias Sul Ltda, 1999.

FERREIRA, Aurélio Buarque de OLanda. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MOREIRA, Antônio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e
Sociedade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.

TAYLOR, Edward B. apud THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna:
Teoria social crítica na área dos meios de comunicação de massa. 2. ed.
Petrópolis: Vozes, 1998

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