Hora-bar: a construção de uma rede de relacionamentos
Romeo Busarello
Diretor de Marketing | Tecnisa
Quanto do seu tempo você usa para fazer novos contatos e
fortalecer relacionamentos? Saiba como investir nessa atitude pode
ajudar a resolver os seus problemas e o que o Iluminismo tem a ensinar
sobre isso.
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Muito bem, o que este breve preâmbulo tem a ver com o tema central
deste texto? O movimento iluminista surgiu nos bares e cafés
parisienses, onde os intelectuais se encontravam para debater ideias, angústias e inquietudes da época.
Nestes momentos de “hora-bar”, brotavam as novas ideias em meio aos
diálogos de vários pensadores. Esses encontros eram regulares e
aconteciam em horários e locais distintos, não somente em bares.
Passaram-se mais de 300 anos, as épocas são outras, mas as angústias e
inquietudes dos homens de negócios apenas mudaram de nome: mercados,
concorrência, carreira, lideranças, ameaças, oportunidades etc.
Hoje, atribuo a mais de 60% dos meus problemas a qualidade de inéditos.
Eu nunca havia enfrentado nada igual na minha vida e não há literatura
sobre a sua resolução. A melhor forma que tenho encontrado para
solucioná-los é recorrer à minha rede de relacionamentos, que venho
construindo ao longo da minha carreira e que se potencializou muito com
advento das redes sociais. Recorrentemente, questiono os meus alunos
sobre os meios que eles utilizam para se atualizar e a resposta da
grande maioria é a internet, as revistas e a televisão. Em raríssimos
casos, citam os bons contatos. Na lista interminável de meios que uso
para me manter atualizado, disparado e a minha principal fonte tem sido a
“hora-bar”, que acontece durante almoços, cafés, eventos, seminários,
aulas, telefonemas, às vezes também nos bares. Aprendi com o Iluminismo
que boas conversas e discussões podem gerar grandes ideias e fortalecer relacionamentos com pessoas interessantes.
No mundo competitivo e complexo dos negócios, o mais importante é o que você sabe versus quem você conhece.
O extenuante dia-a-dia não pode se apoderar das nossas carreiras e
negócios, temos que nos disciplinar para fazer de forma sistemática a
construção de uma boa rede de relacionamentos, que requer um grande
esforço, pois na rede ora você é ponta ora você é centro, ou seja, ora
você ajuda ora você é ajudado, e é muito comum as pessoas recorrerem aos
outros somente no momento da dor.
Você construirá uma potente rede se for um grande acolhedor de
solicitações alheias. Gosto muito de recitar uma frase do Carlos
Drummond de Andrade que diz: “Entre a raiz e o fruto há o tempo”.
Hoje, as redes sociais nos permitem manter sempre os bons
relacionamentos, azeitados com atitudes muitos simples, como dar um
“curtir” em um comentário relevante, mandar uma mensagem de aniversário
dependendo do grau de intimidade no inbox e não no timeline,
compartilhar um feito de destaque, etc. Esses pequenos gestos que
demandam poucos minutos do seu valioso tempo estão no que considero
momentos de “hora bar” e ajudam a construir uma importante rede de
relacionamentos, ativo indispensável para qualquer empreendedor e
carreirista no dinâmico e caótico mundo dos negócios.
Romeo Deon Busarello é diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa e professor dos cursos de MBA e pós-graduação da ESPM e do Insper.
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