sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MAB + O PORQUÊ DO PROJETO NO CONTRATURNO



O PORQUÊ DO PROJETO  MAB + (ESCOLA)   &  PROGAMA + EDUCAÇÃO ( MEC)

O projeto cria condições para que 250 jovens (entre 09 e 14 anos) do município de Buritis ( zona Urbana e Rural),  sejam capacitados como agentes de mudanças e desenvolvam atividades extra classe para a comunidade  estudantil para superar defasagem de aprendizagem em questões prioritárias em suas comunidades, contando com apoio dos monitores e equipe técnica pedagógica da equipe técnica e pedagógica da escola MAB no contra turno do horário da escola.
Esse projeto atenderá jovens matriculados e freqüentes  nos três períodos de atendimento da escola, oriundos de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.
Tem como objetivos: complementar sua educação formal, qualificá-los como agentes de mudanças e a priori aprender conteúdos escolares com dinâmicas avançadas, para melhor exercer a cidadania. Fazendo do projeto MAB + um elo, ao PDE que é um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) permitiu que a crianças ao longo dos 22 anos de sua existência, confirmassem 22 anos afirmando o direito de crianças e adolescentes não serem exploradas sexualmente. “Bem com são 22 anos resistindo à redução da maioridade penal, e, além disso, são 22 anos fortalecendo o sistema socioeducativo, entre muitas outras lutas”, concluiu a ministra Maria do Rosário. Pensando nisso, nossa escola elaborou esse projeto de atendimento.
Neste contexto, Maria do Rosário citou  a fala da presidenta Dilma Rousseff, que chamou a atenção, para a importância do cuidado com as crianças. “uma nação se mede por sua capacidade de atender às suas crianças e adolescentes”, fato esse de suma importância ao pensar na  Proteção Integral à Infância Brasileira, em relevância o PIB. O uso e a distribuição de renda em nosso país são um grande vilão, mas que com políticas publicas voltadas as educações pode mudar o rumo do Brasil.
Ademais as situações de vulnerabilidade no mundo do trabalho e em nossa sociedade são constituídas a partir das sociedades capitalistas, que são movidas pela competição, fundadas na desigualdade e guiadas por uma lógica que reproduz a desigualdade social e, por tanto, a repartição desigual da posse de ativos físicos, pessoais e sociais. Assim com o Projeto MAB + , queremos fazer brotar uma nova historia de vida para cada sujeito envolvidos nas atividades com participação ativas.
Se, por um lado, baseado na experiência histórica de países de capitalismo avançado é possível afirmar que o grau e a extensão da vulnerabilidade no mundo do trabalho podem ser reduzidos – mas não eliminados – em contextos que determinam melhores condições de geração de oportunidades ocupacionais; por outro, percebe-se que tanto nos contextos mais desfavoráveis em termos de geração de oportunidades (maior vulnerabilidade), quanto naqueles menos desfavoráveis (menor vulnerabilidade), o agravamento da situação de vulnerabilidade para determinados grupos pode  não ser resultado, necessariamente, de mudanças que se expressem por profundas perdas (absolutas) de posse no conjunto de seus ativos físicos, pessoais e sociais, mas principalmente pela limitação na oferta de boas oportunidades ocupacionais.
Neste contexto, a comunidade da escola Maria de Abreu Bianco, localizado no interior do estado de Rondônia, propõem aos seus alunos atividades diversificadas através de oficinas, onde podem aprender a valorizar a cultura com aulas de capoeira; dança rítmica e Hip Hop; pensando em movimento e artes visuais são ofertadas oficinas de Desenho, Mosaicos e Arte, assegurando o direito de comunicação com cursos de Informática, e aula de intervenção pedagógica ou orientações pedagógica com Matemática do 4º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Sendo sabedoria que em países pobres ou em desenvolvimento, as forças produtivas desenvolveram-se  quantitativa e qualitativamente num ritmo bem menor. Isso significa que as ocupações geradas, a oferta de oportunidades de boas ocupações no mercado de trabalho, apresentaram historicamente um maior descompasso em relação à demanda  pelo crescimento populacional.
No conjunto, a estrutura de oferta de oportunidades nos mercados de trabalho também é marcada pela menor participação das ocupações geradas em unidades produtivas mais organizadas e eficientes, com índices mais elevados de produtividade, com maior diversificação das ocupações, dos cargos e funções e, portanto, associadas a maiores salários, melhores condições de trabalho e maior acesso a benefícios trabalhistas.
A escola Maria de Abreu Bianco atende aos anseios da comunidade com uma gestão democrática e ainda proporcionando que os filhos dos trabalhadores deste município tenham uma educação produtiva e eficiente no mercado de trabalho, mesmo com aumento de emprego no país, deve-se destacar que a redução do desemprego foi claramente mais expressiva para as mulheres com maior grau de instrução, em relação aos homens nessa condição.
Uma vez que mulheres jovens, chefes de famílias sem cônjuge com filhos pequenos, migrantes, não brancas e, surpreendentemente, com o segundo grau completo, eram, pela ordem, os segmentos femininos mais vulneráveis ao desemprego porém essa ordem mantém-se praticamente a mesma quando se considera apenas o meio urbano, mas quando o universo considerado é o meio rural observam-se alterações importantes: as mulheres jovens mantêm-se como o segmento feminino mais vulnerável ao desemprego no  meio rural (12,4%, ou quatro vezes a média do desemprego no meio rural), mas o segundo lugar é ocupado pelas mulheres com o segundo grau completo (9,8%), superando o universo de famílias chefiadas por mulheres com filhos pequenos, mulheres migrantes e não brancas.
Pensando na clientela escola que envolve meninos e meninas, e as pesquisas do mercado de trabalho e a vulnerabilidade do universo masculino, no país, o desemprego afeta mais os jovens do que os idosos, os homens não brancos do que os brancos, mas não se diferencia muito para os que têm apenas o primeiro grau completo em relação àqueles que completaram o segundo grau.
Quando se considera apenas o meio urbano, a situação altera-se essencialmente no que se refere ao grau de escolaridade: os homens com o segundo grau completo têm taxa de desemprego pouco menor do que aqueles que somente completaram o primeiro grau. Já no meio rural, nota-se como aspecto diferente do conjunto do país e do meio urbano, o fato de que a taxa de desemprego é praticamente a mesma entre homens brancos e não brancos, e que os homens com o segundo grau completo apresentavam uma taxa de desemprego, superior àqueles que somente completaram o primeiro grau.
Outro fato assombroso na pesquisa sobre vulnerabilidade no mercado de trabalho aponta que um maior grau de instrução é essencial para reduzir a vulnerabilidade ao assalariamento sem carteira de trabalho no meio urbano, mas não no meio rural, para as mulheres em comparação aos homens.
O projeto ora ofertado MAB +, estará a serviço da comunidade pela comunidade e com a comunidade fazendo com indicadores como esse em nosso país, seja visto e sentido em nossa comunidade escolar, fazendo com que nossas alunas e alunos ao ser tornarem  trabalhadores com carteira de trabalho assinadas tanto no meio urbano quanto no meio rural, que é nossa clientela de fato. Por que cidadania perpassa pela escola e quanto compreendida muda a história do individuo.
O Planejamento Estratégico envolvido no MAB +  traça objetivos e metas para o ano em curso e duração das oficinas no 1º e 2º semestre de 2013. O PEMAB+ foi desenvolvido, com a participação dos servidores do MAB, em 2013 e busca garantir condições que assegurem o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos. Por isso, o planejamento traz as definições de valores, de visão e de missão voltadas para a qualidade, para a ética e para a inovação.
VALORES:
  • Qualidade: buscamos a excelência em todos os serviços oferecidos aos cidadãos.
  • Ética: valorizamos os preceitos legais, os bons costumes e o respeito a todos os cidadãos.
  • Inovação: responderemos com agilidade e criatividade aos desafios educacionais, buscando a excelência na prestação de serviços.
  • Equidade: garantiremos as mesmas condições de aprendizagem para todos os nossos alunos.
VISÃO:
Ser um elo com PDE e aliar-se o IDEB da escola na prestação de serviços educacionais de qualidade no município de Buritis, RO, trabalhando com equidade, valorizando a ética e ações inovadoras.
MISSÃO:
Garantir ensino de qualidade para os 250 alunos freqüentes, fortalecendo a escola e assegurando atendimento efetivo às necessidades e expectativas de nossas comunidades.
 
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
  1. Garantir  um ensino de qualidade para todos.
  2. Dinamizar ações da gestão democrática.
  3. Investir na formação, qualificação e valorização dos recursos humanos.
  4. Garantir as condições  de funcionamento das oficinas com monitores qualificados.
  5. Oportunizar aprendizagem aos acadêmicos e estagiários em áreas da educação.
  6. Divulgar resultados positivos e avaliações críticas dos resultados alcançados.
  7. Documentar ações realizadas.

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