sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Propaganda

Confira alguns exemplos de resoluções

Da   InfoEnem

Questão Exemplo de Geografia
Questão 14 – Enem 2010
A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.

BACOCCINA, D.; QUEIROZ, G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.º 655, 28 abr. 2010 (adaptado).


Os impasses, resistências e desafios associados a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados
A) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
B) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.
C) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
D) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
E) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa B
(http://eco4u.wordpress.com/2011/11/16/usina-de-belo-monte-algumas-vantagens-e-muitas-desvantagens-em-sua-realizacao/)
(http://eco4u.wordpress.com/2011/11/16/usina-de-belo-monte-algumas-vantagens-e-muitas-desvantagens-em-sua-realizacao/)
A usina hidrelétrica (U.H.) de Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, afluente da margem direita do rio Amazonas, em seu alto curso. A questão apresenta um fragmento que remete à questão da resistência por parte dos povos indígenas da região, contrários à construção deste mega empreendimento, associado à uma raiz que destaca tais impasses deste projeto.
Projetada para ser a terceira maior do mundo, a construção desta usina hidrelétrica apresenta problemas socioambientais, como: a grande área alagada pela represa, pois a bacia do rio Amazonas é uma grande extensão sedimentar, com poucos acidentes geográficos, o que gera um verdadeiro “espraiamento” destas águas; o deslocamento de povos ribeirinhos e indígenas destas áreas afetadas pela represa, que vai desde a realocação até o preço pago pela indenização; o trabalho de resgate de fauna e de flora, estes também impactados diretamente pelas águas da represa; o real fornecimento de energia, pois a concentração populacional da região não apresenta uma alta necessidade energética, sendo, provavelmente, empresas as reais interessadas nesta oferta de energia, principalmente as da área de mineração.
Desta forma, a necessidade de equilibrar e viabilizar o investimento no crescimento do país apresenta incompatibilidades não apenas ambientais, mas também sociais e de interesse público e privado. Toda essa gama de problemas, e de possíveis soluções, desencadeou manifestações por todo o Brasil, sendo a maioria contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Vale ainda ressaltar que, apesar de todo o apelo da sociedade civil organizada, o empreendimento já está em processo de construção.

Questão Exemplo de Matemática
Questão 165 – Enem 2012
Em exposições de artes plásticas, é usual que estátuas sejam expostas sobre plataformas giratórias. Uma medida de segurança é que a base da escultura esteja integralmente apoiada sobre a plataforma. Para que se providencie o equipamento adequado, no caso de uma base quadrada que será fixada sobre uma plataforma circular, o auxiliar técnico do evento deve estimar a medida R do raio adequado para a plataforma em termos da medida L do lado da base da estátua.Qual relação entre R e L o auxiliar técnico deverá apresentar de modo que a exigência de segurança seja cumprida?
a) R ≥ L / √2
b) R ≥ 2L / π
c) R ≥ L / √π
d) R ≥ L/2
e) R ≥ L / (2 √2 )
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Traduzindo a exigência de segurança para a Geometria Plana, a figura resultante será um quadrado (base da escultura) inscrito numa circunferência (plataforma giratória). A figura abaixo representa o desenho correspondente, já com as medidas que serão necessárias para a resolução da questão:
Como o triângulo formado é retângulo, podemos usar o Teorema de Pitágoras para relacionar o raio R da circunferência com o lado L do quadrado.
A exigência de segurança prevê uma condição mínima (que a base da escultura esteja integralmente apoiada sobre a plataforma), mas não uma máxima. Ou seja, o raio R deve ser maior ou igual a . Portanto
Alternativa A
Comentário: O ponto chave da questão gira em torno de traçarmos o raio da circunferência e perceber o surgimento de um triângulo retângulo cuja medida dos catetos é a metade do lado do quadrado. Feito isso bastava ser aplicado o Teorema de Pitágoras.
Conteúdos envolvidos: Circunferência circunscrita e Teorema de Pitágoras.

Questão Exemplo de Português
Questão 103 – Enem 2011
O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.
MARLUSCHI, L. A. Disponível em: http://www.pucsp.br/. Acesso em: 29 jun. 2011.
O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto
A) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.
B) é uma forma artificial de produção da escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como consequência o menosprezo pela escrita tradicional.
C) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.
D) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira, em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.
E) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa E
A linearidade da leitura não é obrigatória nos textos publicados em meios eletrônicos, pois uma das características desses textos é a presença de hiperlinks (recursos que direcionam o leitor a outros textos que, de alguma forma, se relacionam ao que está sendo lido). Acessar ou não esses links é opção do leitor, que, desta maneira, pode “escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada”, como expressa a alternativa E.
No universo real, não virtual, há também exemplos de hipertextos, como dicionários e enciclopédias, que permitem a leitura não linear.

 
Questão Exemplo de Biologia
Questão 83 – Enem 2011
Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).
A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de
A) comensalismo.
B) inquilinismo.
C) cooperação.
D) predatismo.
E) mutualismo.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa D
Nesta questão, são necessários os seguintes conceitos:
1) Comensalismo: relação ecológica entre organismos de espécies diferentes que é benéfica para um organismo mas não causa prejuízos ao outro. Ex.: Leão e hiena
2) Inquilinismo: é um tipo de comensalismo, onde o benefício para um organismo é proteção ou abrigo. Ex.: Plantas epífitas, como as bromélias, e suas árvores hospedeiras.
3) Cooperação: relação ecológica harmônica entre organismos da mesma espécie, não há prejuízo para nenhum dos organismos envolvidos.
4) Predatismo: relação ecológica entre organismos de diferentes espécies onde um leva vantagem sobre o outro: um é presa e outro é predador.
5) Mutualismo: relação benéfica para ambos os organismos de espécies diferentes. É o caso do líquen, onde a alga e o fungo se beneficiam da interação.
Assim sendo, trata-se de predatismo, porque um organismo é prejudicado pelo outro quando é usado de alimento, como são exemplos também o gafanhoto que se alimenta das folhas de uma planta e a onça que caça um porco do mato.

Então o que temos...

Propaganda da InfoEnem, apostila nas 4 areas do curriculo Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário