terça-feira, 22 de outubro de 2013

MOSAICO NA AULA DE DESENHO TUDO DE BOM



Você sabe o que é mosaico?
Mosaico é uma simples arte que envolve paciência e organização, pois para fazer uma figura ou uma arte abstrata deve-se agrupar cacos de pelo menos duas cores de qualquer material. Os materiais mais utilizados são os azulejos coloridos e as pastilhas de vidro; existem, porém, outros que também podem resultar numa linda obra: vidro, pedra, concha, papel, madeira, botão, plástico, couro, pano, grãos alimentícios e outros. Normalmente, utiliza-se um único material para a execução da obra, mas a mistura harmoniosa de materiais pode ser feita e originar belíssimos trabalhos.
Um breve histórico do mosaico
Os mosaicos são conhecidos desde a antigüidade e, devido à sua resistência, foram denominados pintura para a eternidade, pois realmente permitem uma conservação duradoura.
A origem da palavra mosaico vem do termo grego "mosaicon", que significa "musa". Algumas obras em mosaico foram originadas na Mesopotâmia, pelos sumérios, datadas em 3.000 A.C. Os motivos eram geométricos e revelavam inspiração na arte da tapeçaria.
Os mosaicos deixaram a sua gloriosa marca na história, durante o Império Bizantino, que deixou uma vasta coleção da arte. Em todo o Império, os bizantinos faziam suas devoções, e os mosaicos eram feitos principalmente em igrejas e templos, adornando paredes e abóbadas. Essas obras relatavam, em sua arte, personagens e acontecimentos bíblicos. Foi durante esse período que os mosaicos passaram a ser executados também em vidro.
Os mosaicos atingiram principalmente a Itália, o Egito, a Macedônia (região que abrange a Grécia, Iugoslávia e a Bulgária) e a China. O século XVI, época do Renascimento, traz a utilização do mosaico em abundância, sendo a Basílica de São Pedro o trabalho mais reconhecido da época. As tradições foram quebradas com artistas como Gaudi, que construiu famosos mosaicos em Barcelona.
No Brasil, a imperatriz Teresa Cristina, princesa napolitana e mulher de D.Pedro II, foi a pioneira no uso da arte do mosaico. Usando conchas e cacos do serviço de chá da casa Imperial e aplicou a técnica para cobrir os bancos e as fontes da área externa do Palácio de São Cristóvão, hoje Museu de Ciências Naturais (Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro), o chamado Jardim das Princesas. Outros exemplos de mosaico no Brasil eram as chamadas "pedras portuguesas", usadas nas calçadas da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco - RJ). Exemplos de mosaico veneziano aplicados nos pisos e escadarias do Teatro Municipal e do Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro) ainda podem ser vistos. Esses mosaicos chegaram ao Brasil nos idos de 1900, durante a "Belle Époque" carioca, quando o prefeito Pereira Passos tentou recriar um ar parisiense no Rio. Na Av. Central, região da Cinelândia, o estilo arquitetônico ainda é marcado por esse período da nossa história, que nos trouxe riqueza cultural e variedade artística. O calçadão da orla de Copacabana também é um dos mais antigos exemplos de mosaico no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário