quinta-feira, 4 de abril de 2013

BIANCO: TEATRO EM FOCO

CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM TEATRO

As ações cotidianas têm potencialmente contidas em si o ato de dramatizar. Seja através de gestos ou imagens, como também pela utilização da palavra falada e dos sons, a ação dramática se manifesta nos processos de expressão e comunicação em todas as sociedades humanas. Motivadas pela necessidade de compreender e atuar sobre a realidade, essas ações implicam em um conjunto de jogos que muitas vezes não são imediatamente percebidos, por serem incorporados em nossa vida diária. Esses jogos ocupam lugar importante na vida social das pessoas. Na interação com o outro, por meio de um simples gesto, cumprimento ou em situações mais complexas, podemos percebê-los como manifestações individuais ou coletivas, adquirindo as mais variadas funções e significados em diferentes culturas e sociedades. Ao participarmos de celebrações, festas e acontecimentos diversos, durante o transcorrer das mesmas percebemos, como espectadores/atores, que esses jogos que se somam às ações dramáticas tornam-se espetáculo.

 
 
Celebrar, comemorar e festejar são sinônimos de ações sociais, individuais ou coletivas, que têm significado para uma determinada pessoa, grupo, cidade, estado ou país. Elas ocorrem em diferentes níveis e momentos da vida das pessoas, desde as comemorações íntimas vividas no espaço familiar até as festividades que têm abrangência nacional. Marcam a vivência coletiva, explicitando valores e símbolos, permitindo que a percepção e estudo dessas ações sejam esclarecedores para o entendimento de uma determinada formação cultural.

Porém, o teatro não emerge apenas das ações do cotidiano, das celebrações ou festas, mas, e sobretudo, através da expressão do imaginário por meio da representação ou ações dramáticas. Dramatizar não é apenas uma realização de necessidades sociais dos indivíduos ou grupos, mas também uma atividade expressiva de seu imaginário. Por isso, o teatro na educação, segundo os PCN, cumpre não só uma função integradora, mas dá ao jovem a oportunidade de se apropriar crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante troca com seus semelhantes.
   
 
Ao criar situações e interpretar um personagem por meio do teatro, o jovem está ao mesmo tempo se distanciando de uma realidade (sua) cotidiana e experimentando uma outra (do personagem), vivenciando questões fundamentais do personagem e tirando para si os ensinamentos necessários para a compreensão do outro, do entorno e do contexto existencial e cultural em que está atuando. Segundo Ingrid Koudela,
“Se aceitarmos que a atitude estética é decorrência de uma necessidade básica do ser humano que é a versão simbólica da experiência, o caráter de distanciamento da vida corrente não significa evasão ou substituição do real por uma esfera fantasiosa, mas evocação de uma realidade na ausência de qualquer objetivo habitual”. (3)
Podemos distinguir dois aspectos que acreditamos fundamentais para a compreensão do teatro na escola. Um é o teatro que objetiva o desenvolvimento pessoal de seus participantes por meio de jogos e ações dramáticas, em que o processo criativo tem função relevante. Outro, o teatro como demonstração pública dessas ações, objetivando a representação dos atores e a fruição de uma platéia. Esses dois aspectos devem ser observados quando tratamos do Teatro no ensino fundamental e médio. Os jovens, ao se apossarem do discurso teatral deverão ter claro o princípio que, segundo Viola Spolin, “quando o sentido do processo é compreendido, e se entende a história como resíduo do processo, o resultado é ação dramática, pois toda a energia e ação de cena são geradas pelo simples processo de atuação”. (4)
 
 

OBJETIVOS

• Propiciar vivências que possibilitem reconhecer, diferenciar e utilizar os elementos que fundamentam a o discurso teatral.
• Identificar, reconhecer e valorizar as diferentes manifestações teatrais de grupos e/ou comunidades de diferentes culturas e de diferentes épocas.
• Inserir o ensino do teatro como disciplina no currículo das escolas que participam do Programa de Desenvolvimento Profissional.(PDP), levando-se em conta o contexto cultural de cada uma das regiões onde for implantado.
• Estimular a busca do conhecimento da expressão teatral e da dramaturgia tradicional e contemporânea.
• Criar grupos para representações teatrais tendo como referência a dramaturgia tradicional e contemporânea bem como peças criadas pelo grupo.

   
 

ESTRATÉGIAS – exemplos - ver orientações pedagógicas

 
     
 
EIXO TEMÁTICO IV : CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM TEATRO

• Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
• Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.
TEMA: Percepção dramática e sensibilidade estética.
SUB-TEMA: Ação dramática em diferentes espaços

 
 
Tópicos
Habilidades básicas
19-Espaços cênicos, gestos e movimentos corporais.
- Ser capaz de identificar e explorar com propriedade, espaços cênicos na escola e na comunidade.
- Conhecer as possibilidades gestuais e de movimento do próprio corpo em diferentes espaços.
- Ser capaz de criar, construir e interpretar personagens em diferentes espaços cênicos adequados.
20-Análise e crítica de espetáculos cênicos. - Identificar ações dramáticas em diferentes manifestações artísticas e no cotidiano..
- Ser capaz de apreciar criticamente espetáculos teatrais ao vivo, em Vídeo, DVD ou TV.
 
     
  TEMA: Movimentos teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas.
SUB-TEMA: Contextualização do teatro brasileiro em diferentes períodos da história.
 
 
Tópicos
Habilidades básicas
21-Estudo da abrangência do Teatro e sua história
- Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações.
- Entender que as relações entre o teatro em diferentes épocas históricas não se dá somente por linearidade, mas pela herança cultural e pelo contexto atual.
IX-Modalidades e funções teatrais. - Saber relacionar imagens e textos correspondentes aos diversos períodos da produção artística, bem como destes em relação à arte contemporânea.
 
     
  TEMA: Elementos do Teatro
SUB-TEMA: Narrativas Teatrais.
 
 
Tópicos
Habilidades básicas
22-Narrativas e estilos teatrais e ação dramática.
- Identificar a ação dramática em peças teatrais.
- Ser capaz de identificar os vários estilos teatrais
23-Espaço, tempo, ritmo e movimento - Identificar a relação entre espaço, tempo, ritmo e movimento em peças teatrais locais e regionais.
X-Glossário - Ser capaz de identificar, conceituar e registrar os termos específicos da área de Teatro.
 
     
  TEMA: Expressão em Teatro
SUB-TEMA: Expressão corporal e gestual.
 
 
Tópicos
Habilidades básicas
24-Improvisação e criação de personagens
- Saber criar e realizar através de movimentos, gestos e voz, personagens em peças teatrais.
XI-Interpretação teatral. - Ser capaz de participar de grupos teatrais, respeitando as individualidades e capacidades de cada um.
 

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