CONHECIMENTO
E EXPRESSÃO EM TEATRO
As ações cotidianas têm potencialmente contidas em si o ato de dramatizar. Seja através de gestos ou imagens, como também pela utilização da palavra falada e dos sons, a ação dramática se manifesta nos processos de expressão e comunicação em todas as sociedades humanas. Motivadas pela necessidade de compreender e atuar sobre a realidade, essas ações implicam em um conjunto de jogos que muitas vezes não são imediatamente percebidos, por serem incorporados em nossa vida diária. Esses jogos ocupam lugar importante na vida social das pessoas. Na interação com o outro, por meio de um simples gesto, cumprimento ou em situações mais complexas, podemos percebê-los como manifestações individuais ou coletivas, adquirindo as mais variadas funções e significados em diferentes culturas e sociedades. Ao participarmos de celebrações, festas e acontecimentos diversos, durante o transcorrer das mesmas percebemos, como espectadores/atores, que esses jogos que se somam às ações dramáticas tornam-se espetáculo. |
||||||||||||
Celebrar, comemorar e festejar são sinônimos
de ações sociais, individuais ou coletivas, que têm
significado para uma determinada pessoa, grupo, cidade, estado ou país.
Elas ocorrem em diferentes níveis e momentos da vida das pessoas,
desde as comemorações íntimas vividas no espaço
familiar até as festividades que têm abrangência
nacional. Marcam a vivência coletiva, explicitando valores e símbolos,
permitindo que a percepção e estudo dessas ações
sejam esclarecedores para o entendimento de uma determinada formação
cultural.
Porém, o teatro não emerge apenas das ações do cotidiano, das celebrações ou festas, mas, e sobretudo, através da expressão do imaginário por meio da representação ou ações dramáticas. Dramatizar não é apenas uma realização de necessidades sociais dos indivíduos ou grupos, mas também uma atividade expressiva de seu imaginário. Por isso, o teatro na educação, segundo os PCN, cumpre não só uma função integradora, mas dá ao jovem a oportunidade de se apropriar crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante troca com seus semelhantes. |
||||||||||||
Ao criar
situações e interpretar um personagem por meio do teatro,
o jovem está ao mesmo tempo se distanciando de uma realidade (sua)
cotidiana e experimentando uma outra (do personagem), vivenciando questões
fundamentais do personagem e tirando para si os ensinamentos necessários
para a compreensão do outro, do entorno e do contexto existencial
e cultural em que está atuando. Segundo Ingrid Koudela,
Podemos distinguir dois aspectos que acreditamos fundamentais
para a compreensão do teatro na escola. Um é o teatro
que objetiva o desenvolvimento pessoal de seus participantes por meio
de jogos e ações dramáticas, em que o processo
criativo tem função relevante. Outro, o teatro como demonstração
pública dessas ações, objetivando a representação
dos atores e a fruição de uma platéia. Esses dois
aspectos devem ser observados quando tratamos do Teatro no ensino fundamental
e médio. Os jovens, ao se apossarem do discurso teatral deverão
ter claro o princípio que, segundo Viola Spolin, “quando
o sentido do processo é compreendido, e se entende a história
como resíduo do processo, o resultado é ação
dramática, pois toda a energia e ação de cena são
geradas pelo simples processo de atuação”. (4)
|
||||||||||||
OBJETIVOS
• Propiciar vivências que possibilitem
reconhecer, diferenciar e utilizar os elementos que fundamentam a o discurso
teatral.
• Identificar, reconhecer e valorizar as diferentes manifestações teatrais de grupos e/ou comunidades de diferentes culturas e de diferentes épocas. • Inserir o ensino do teatro como disciplina no currículo das escolas que participam do Programa de Desenvolvimento Profissional.(PDP), levando-se em conta o contexto cultural de cada uma das regiões onde for implantado. • Estimular a busca do conhecimento da expressão teatral e da dramaturgia tradicional e contemporânea. • Criar grupos para representações teatrais tendo como referência a dramaturgia tradicional e contemporânea bem como peças criadas pelo grupo. |
||||||||||||
ESTRATÉGIAS – exemplos - ver orientações pedagógicas |
||||||||||||
EIXO TEMÁTICO
IV : CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM TEATRO
TEMA:
Percepção dramática e sensibilidade estética.• Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos. • Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico. SUB-TEMA: Ação dramática em diferentes espaços |
||||||||||||
|
||||||||||||
TEMA:
Movimentos teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas. SUB-TEMA: Contextualização do teatro brasileiro em diferentes períodos da história. |
||||||||||||
|
||||||||||||
TEMA:
Elementos do Teatro SUB-TEMA: Narrativas Teatrais. |
||||||||||||
|
||||||||||||
TEMA: Expressão
em Teatro SUB-TEMA: Expressão corporal e gestual. |
||||||||||||
|
O Blog da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Abreu Bianco, estará sendo alimentando com temas atuais, nossos eventos pedagógicos e culturais.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
BIANCO: TEATRO EM FOCO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário