Por Eduardo Bezerra
Lembrar o real objetivo das reuniões e manter o foco influenciam os resultados mais do que você imagina.
Observo
a cada dia o quanto é importante o alinhamento de expectativas, tanto
na vida profissional quanto pessoal. Independente da situação, seja em
uma transação ou em um relacionamento, caso uma das partes tenha uma
interpretação diferente do que realmente foi acordado, sem dúvida alguma
delas terá, no mínimo, um retrabalho ou desentendimento.
A cada interação com o nosso cliente, necessitamos
entender diferentes variáveis ao mesmo tempo, o que chamamos de análise de ambiente.
Essa análise tem um elevado grau de complexidade até que, ao realizá-la
com frequência, ganha-se mais naturalidade. Vamos supor que estamos
iniciando uma reunião que demonstrará os resultados do mês anterior e falaremos sobre o que se espera nos próximos meses.
O passo anterior
a esse evento é se preparar, entendendo seu(s) objetivo(s), quem
participará dele, quais são os interesses de cada um, conversar com as
pessoas que estarão lá, preparar opções de soluções para melhorar os
resultados, forma e dinâmica que o líder da reunião está acostumado,
etc.
Antes de entrar na sala, geralmente observo se estou alguns minutos
adiantado, nunca ou raramente atrasado. Gosto de sentir o ambiente e,
caso chegue atrasado, perco a oportunidade de fazer esse ritual.
No início, se as pessoas estão munidas de papeis, calculadoras,
notebooks, procuro entender a melhor forma de me posicionar.
Analiso
também os recursos disponíveis na sala, para que no momento certo sejam
utilizados da melhor forma e, ao iniciar a reunião, faço questão de ressaltar o nosso objetivo para não desviarmos do foco.
Parece preciosismo, talvez até um pouco óbvio, mas, além de ajudar as
empresas a alcançar os resultados esperados, manteremos o que havia sido
alinhado de forma objetiva. Ou seja, caso algum dos passos acima seja
negligenciado, existe uma grande probabilidade de que as expectativas,
enquanto prestador de serviços de consultoria e cliente, não sejam
alcançadas.
Portanto, em quaisquer situações que você esteja, analise: por que você
está aí? Quais são as necessidades, expectativas e objetivos? Alinhe,
pergunte, não tenha medo de parecer que é óbvio, pois muitas vezes o que
parece óbvio é, na verdade, fundamental.
Eduardo Bezerra é CEO da Exection. Possui mais de 15 anos de experiência em conusultoria em gestão empresarial.
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