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Por Eduardo Bezerra
Como alcançar a excelência nos serviços e levá-la para os outros setores da vida?
Quantas vezes você já entrou em uma loja e, mesmo tendo encontrado o
produto que queria, acabou desistindo pelo mau atendimento? Ou o
contrário: não estava precisando ou querendo algo específico, mas,
graças à simpatia com que foi atendido, acabou levando um produto?
Ao ir ao restaurante ou à cafeteria, prestamos atenção em vários
detalhes: se o local é agradável, se atendem com cordialidade, alegria,
se o que servem está com uma boa aparência e apresentação. Com isso,
fica uma pergunta: será que quando você está do outro lado, não como
cliente, mas como atendente, prestador de serviço, avalia da mesma
forma? Coloca-se no lugar dos seus clientes?
Quando recebemos um e-mail importante, será que respondemos com a
qualidade e velocidade que esperam? Será que, ao ir a uma reunião, você
se prepara antes, levanta os fatos e dados, identifica ações e
alternativas, para deixá-la mais produtiva e interessante ou está apenas
de corpo presente?
Isso mostra que a excelência no atendimento está presente em todos os
lugares e momentos. De alguma forma, seremos sempre avaliados, ainda que
inconscientemente.
Em geral, retornamos àquela loja, restaurante ou hotel quando
percebemos que as nossas expectativas e necessidades foram atendidas.
Mas será que você gosta de retornar para as reuniões e apresentações?
O melhor efeito é quando somos indicados, referenciados, gerando a
expansão da organização e a revisitação ou recorrência pela fidelização.
Neste sentido, imagine ser indicado e referenciado para novos desafios
na sua empresa, para novos cargos, por exemplo, será que este é o efeito
da excelência do seu atendimento?
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Por onde começar para que isso aconteça? Diante de diversas linhas de raciocínio, compartilho a seguir uma das que mais utilizo:
· Pergunte para o seu cliente de que forma ele gostaria que o produto
ou serviço fosse entregue. Com isso, entenderá suas reais necessidades e
expectativas. Exemplos: Você entrega a venda de um sapato ou conforto
para os pés? Você vende estadia ou uma noite de sono tranquilo? Revende
um produto ou realiza um sonho? Apresenta gráficos ou aumenta a
confiança e a credibilidade dos seus gestores?
· Transforme a resposta do cliente em metas a serem alcançadas e modifique o processo para atendê-lo.
· Avalie se as necessidades foram alcançadas e percebidas. Cada um tem
uma forma de medir a excelência na entrega, qual é a sua?
· A essência do seu negócio, área, processo, departamento está
transcrita nas atitudes do dia-a-dia? De que forma? Conseguiria medir
essa presença?
· Qual é a sua atitude quando necessita corrigir a rota para alcançar
uma meta ou um objetivo? Ela condiz com o que você se propôs enquanto
empreendedor ou gestor?
Lembro ter participado de uma reunião de resultados na qual uma pessoa
expôs: “A minha parte foi feita!” Neste momento, relatei a ela: “Quando
fechamos um novo contrato, a passagem para a área de operações deve ser
como nas Olimpíadas: se passar o bastão de forma
incorreta, o próximo corredor deverá performar muito acima do esperado,
para suprir esta falha e alcançar o resultado”.
Portanto, quando falamos em excelência no atendimento, penso que se, a
cada instante, praticarmos a passagem correta de bastão entre processos,
áreas e colegas, grande parte das necessidades e expectativas do
cotidiano será alcançada com mais facilidade. O que você pode fazer de
agora em diante para levar excelência ao seu dia-a-dia?
Eduardo Bezerra é CEO da Exection, e conta com mais de 15 anos de experiência em conusultoria em gestão empresarial.
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