terça-feira, 4 de junho de 2013

MAB & EMPREENDEDOR

O empreendedor não está sozinho

Por Eduardo Bezerra 


Saber onde buscar as respostas é o caminho para alcançar resultados surpreendentes – basta estar preparado.
Ao longo dos tempos, algo comum acontece tanto entre empreendedores quanto entre líderes das organizações, independente do tamanho: a solidão para a tomada de decisões e compartilhamento de ideias. E por que isso acontece especialmente com essas duas posições? Porque o direcionamento deve vir dos líderes, a decisão final será sempre deles, ou melhor, de vocês!
No entanto, como calibrar e alinhar a visão, a decisão ou a estratégia? Algumas pessoas são chave, dependendo do desafio e do momento, sendo elas: mentores, consultores, advogados, contadores, conselheiros, amigos e, mais recentemente, também os coachs.
Mas onde está o segredo para não se sentir sozinho nesta hora? Ou para reforçar que está no caminho certo ou que será necessário ajustar a rota? Não existe fórmula mágica, mas geralmente oriento os nossos clientes a buscar a pergunta certa e compartilhar com as pessoas certas para obter a melhor resposta.
Como saber qual é a melhor? A sua! Cada um necessita buscar a resposta em que mais acredita, considerando que algo em que você não acredita não pode ser internalizado e, portanto, não se transformará em ação, reação e principalmente em resultado.
Outra questão está em entender quais são estes profissionais que poderiam ajudá-lo na busca das melhores perguntas e respostas, não se limitando a sua rede de conhecidos. Geralmente, as melhores pessoas para isso estão fora da rede de relacionamento atual.
É importante ressaltar que, ao ver através da sua lente, poderá enxergar apenas uma realidade. Por isso, pergunto: “O que acha de tentar ver com as lentes de outras pessoas?” Se, então, optar por recorrer a alguém a quem solicita ajuda com frequência, continuará a usar as mesmas lentes, e será que é isso que você procura? Não seria o momento de buscar uma nova estratégia? Não seria o momento de se preparar para movimentar as pessoas no sentido da mudança, do algo novo? E, o mais importante: você está preparado para ouvir o novo?
Existem diversos “serás”, mas, se ficar neste looping e não buscar a movimentação, a ação, a execução, continuará buscando mais do mesmo e esperando o diferente – o que, segundo Albert Einstein, é o princípio da loucura.
Diversas vezes, as melhores soluções estão à nossa frente, com a nossa equipe. Se aplicar um pouco mais de conhecimento, proveniente de fora do contexto atual, conseguirá resultados surpreendentes e se tornará algo viciante escolher as pessoas e os conhecimentos certos para ajudá-lo neste caminho de “solidão”, mostrando que, na verdade, não estará só, mas sim ao lado de milhares de pessoas focando em um mundo melhor.
Eduardo Bezerra é CEO da Exection. Possui mais de 15 anos de experiência em consultoria em gestão empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário