quinta-feira, 4 de abril de 2013

BIANCO EM FOCO ARTES VISUAIS



 
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM ARTES VISUAIS

Nos dias de hoje, a imagem visual tem uma inserção cada vez maior na vida das pessoas. Imagens nos são apresentadas e reapresentadas a todo momento, num misto de criação e recriação. Nesse contexto, é importante desenvolver a competência de saber ver e analisar imagens, para que se possa, ao produzir uma imagem, fazer com que ela tenha significação tanto para o autor quanto para quem vai vê-la. Nesse sentido, é preciso conhecer a produção artística visual já existente, tanto a internacional quanto a nacional, regional e local, da comunidade, dando-lhe o devido valor.

Os modos de produção e de conhecimento de imagens são bastante diversificados. Entre os meios eletrônicos e os tradicionais, há uma variedade bastante grande de possibilidades a serem exploradas e usadas. Construir conhecimentos que ajudem as escolhas dentre essas possibilidades é extremamente importante para a inserção do aluno no contexto contemporâneo de produção e fruição visual. Isso só pode acontecer se for trabalhado, com o aluno, o pensamento crítico aliado ao pensamento artístico.

 
 

Também é essencial o conhecimento das possibilidades de uso dos diversos instrumentos de produção artística, ficando bem claro que esse conhecimento não deve ser fim em si mesmo, mas um meio para que se consiga ver, significar e produzir arte. As artes visuais, além das formas tradicionais — pintura, escultura, desenho, gravura, objetos, cerâmica, cestaria, entalhe etc. —, incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas do século XX: fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance, holografia, design, arte em computador. Neste início de século XXI, o que se apresenta é a possibilidade de aprofundamento no saber de cada uma dessas modalidades artísticas e de redimensionamento das relações possíveis com elas. Cada uma dessas modalidades artísticas tem a sua particularidade e é utilizada em várias possibilidades de combinações, por intermédio das quais os alunos podem expressar-se e comunicar-se entre si e com outras pessoas de diferentes maneiras.
   
 

No mundo contemporâneo as expressões visuais ampliam-se, fazendo novas combinações e criando novas modalidades. A multimídia, a performance, o videoclipe e o museu virtual são alguns exemplos em que a imagem integra-se ao texto, som e espaço.

O ensino de artes visuais requer entendimento sobre os conteúdos, materiais e técnicas com os quais se esteja trabalhando, assim como a compreensão destes em diversos momentos da história da arte, inclusive na arte contemporânea. Para tanto, a escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e coletiva.

O desenvolvimento do aluno nas expressões visuais requer, então, aprendizagem de técnicas, procedimentos, informações sobre história da arte, artistas e sobre as relações culturais e sociais envolvidas na experiência de fazer e apreciar arte. Sobre tais aprendizagens o jovem construirá suas próprias representações ou idéias, que transformará ao longo do desenvolvimento, à medida que avança no processo educacional.

Em artes visuais, a escola não pode separar as experiências do cotidiano do aprender individual e coletivo. Entende-se o estudante na escola como um produtor de cultura. A escola deve incorporar o universo jovem, trabalhando seus valores estéticos, escolhas artísticas e padrões visuais. No entanto, se, por um lado, não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula, por outro, não se pode permitir uma escola que não proporcione ao aluno o acesso às formas mais complexas de arte.

A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a posicionar-se criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão.


OBJETIVOS
 
 
• expressar, representar idéias, emoções, sensações por meio da articulação de poéticas pessoais, desenvolvendo trabalhos individuais e coletivos;
• construir, expressar e comunicar-se em artes visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando o próprio percurso de criação e suas conexões com o de outros;
• reconhecer, diferenciar e saber utilizar com propriedade diversas técnicas de arte, com procedimentos de pesquisa, experimentação e discurso próprios;
• desenvolver nos jovens a capacidade de leitura audiovisual através de projeções de produtos audiovisuais, visando estabelecer sua capacidade de análise para a área e a compreensão dos elementos específicos do discurso audiovisual;
• desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero;
   
 
• desenvolver possibilidades técnicas de fabricação artesanal de equipamentos fotográficos e de projeções de imagens estáticas e/ou em movimento para compreensão das técnicas utilizadas nos mesmos;
• incentivar a criação de grupos de estudo e de utilização de novas tecnologias na área audiovisual;
• conhecer, relacionar, apreciar objetos, imagens, concepções artísticas e estéticas — na sua dimensão material e de significação —, criados por produtores de distintos grupos étnicos em diferentes tempos e espaços físicos e virtuais, observando a conexão entre essas produções e a experiência artística pessoal e cultural do aluno;
• freqüentar e saber utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauração dos acervos das imagens e objetos presentes em variados meios culturais, físicos e virtuais, museus, praças, galerias, ateliês de artistas, centros de cultura, oficinas populares, feiras, mercados etc.

ESTRATÉGIAS – exemplos - ver orientações pedagógicas

 
 
 
  EIXO TEMÁTICO I : CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM ARTES VISUAIS

• Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
• Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.

TEMA: Percepção Visual e Sensibilidade Estética.
SUB-TEMA: Apreciação e Análise de Imagens e Objetos Artísticos.
 
 
Tópicos
Habilidades básicas
1-Análise e crítica de obras de artes visuais
- Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais.
- Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.
- Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade pessoal.
- Usar vocabulário apropriado para discorrer sobre essas relações.
- Saber posicionar-se individualmente em relação às produções de artes visuais, sendo capaz de formular críticas fundamentadas.
I-Análise e crítica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais - Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
- Identificar as características das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.
 
     
  TEMA: Movimentos artísticos em Artes Visuais em diferentes épocas e diferentes culturas.
SUB-TEMA: Relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade.
 
 
Tópicos
Habilidades básicas
2-Estudo da história das artes visuais
- Saber identificar e contextualizar obras de artes visuais.
- Entender que as relações entre as obras de arte das diferentes épocas históricas não se dá somente por linearidade, mas pela herança cultural e pelo contexto atual.

3-Introdução à composição Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais.
4. II-Glossário Ser capaz de identificar e conceituar os termos específicos das artes visuais.
5-Introdução às artes audiovisuais Conhecer as características fundamentais das artes audiovisuais.
 
     
     
  TEMA: Expressão em artes visuais
SUB-TEMA: Elaboração de obras em artes visuais
 
 
Tópicos
Habilidades básicas
6-Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais
-Saber expressar-se através de obras artísticas bidimensionais.
- Saber expressar-se através de obras artísticas tridimensionais.

 
     

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